As letras do 9ºD

Blog dos alunos do 9ºD da Escola EB 2/3 de Penafiel N.º2

São Martinho

Posted by saravanessa26 em Novembro 10, 2009

«Conta a lenda que num dia chuvoso, São Martinho andava de cavalo ,a fazer a ronda na floresta.
Encontrou um mendigo, cheio de fome e de frio e ao ver isto , com um gesto solidário , repartiu a sua capa .
Passado algum tempo, a chuva e o céu negro tornaram-se em céu limpo e um sol quente»

É devido a este facto que este passou a chamar-se a esta mudança de tempo « Verão de São Martinho».

Proponho que neste post , escrevam um pouco sobre este dia : provérbios, costumes e até momentos de diversão neste dia .

😀

 

Bom São Martinho !

Sara Leal (:

54 Respostas to “São Martinho”

  1. José Ferreira said

    Olá a todos!😀

    Espero que as aulas nas novas escolas vos estejam a correr bem.

    Aqui em Aveiro, o dia 11 de Novembro não é feriado, mas vai haver um magusto à tarde na escola. O meu momento de diversão este ano, neste dia, vai ser cantar, uma vez que me inscrevi no coro da escola e está prevista uma actuação no respectivo magusto.😀

    Podem ficar descansados que também já treinei o play-back.😀

  2. saraleal said

    Coro na escola ?? :OO
    Que giro !

    Espero que se divirta muito professor ! Depois conte como foi o seu play-back xD😀

    Bom São Martinho !

  3. elsapinto said

    “momentos de diversão neste dia” ??? Que mais posso dizer ? Tive aulas xD ahahah não é feriado no porto, só em penafiel xD
    mas participei nos jogos tradicionais e também comi umas castanhas, foi bastante divertido ;D
    prof.havia um jogo que é o jogo do anel, e a música era feita com vozes de professores, e por acaso era da prof.de física…e sinceramente a música era horrível xD
    Mas conte como foi o seu play-black😀

  4. José Ferreira said

    Bom, por incrível que pareça, não foi preciso eu fazer play-back, é verdade, safei-me muito bem.😀 Eu e todos os elementos do coro.
    Esta escola tinha um grupo de coral de professores e eu achei por bem inscrever-me há uns tempos atrás… vai daí, hoje, só foi o nosso 1º concerto.😀
    Tenho acerteza que com o êxito a sair das portas e janelas da escola, qualquer dia ainda aparecemos numa televisão.😀
    Foi muito engraçado. Até os alunos que assistiram ficaram admirados!😀

  5. ritakau said

    Ó stor que novo talento, atenção quando der na televisão avise, para nós vermos!
    Stor, estamos todos cheios de saudades !

  6. elsapinto said

    Ahahahah professor, tanto empenho😀 sim senhor!

  7. andreiafil said

    Será que temos um novo cantor?😀

    Brincadeira …😛

    Bem, ainda estamos na semana de S.Martinho portanto, espero que todos tenham um bom S.Martinho!🙂

  8. elsapinto said

    Obrigda Andreia, igualmente!
    Professor, pode-me dizer se eu no 9ºano tinha dificuldades em expressar-me num texto, na leitura ?
    E já agora, linguagem barroca é o quê ? Eu tenho uma ideia pequena mas queria ter a certeza!

  9. Márcia Daniela said

    Olá!🙂

    Bem eu meu dia de S.Martinho foi em casa, não estava com vontade de ir para Penafiel, ainda por cima o tempo não estava grande coisa😉
    Mas tive a falar com o Alcino sobre: farturas com recheio de chocolate, que sinceramente é o que mais gosto no S.Martinho e nas outras festas😀

    Espero ouvir o professor a cantar um dia destes!🙂

    Já agora, as minhas aulas de português estão a correr bem, mas também as explicações são obvias, tive uma optima preparação no 9ºano, também estudo e empenho-me por isso acho que tenho tudo para continuar assim😉

  10. Márcia Daniela said

    AHHHH!

    Boa continuação de S.Martinho para todos e espero que as aulas estejam a correr bem a todos!😀

  11. José Ferreira said

    Olá a todos. Retribuo o voto de saudades.😀
    Reconheço que, no que diz respeito à postura de alunos perante as aulas (empenho, responsabilidade) e à sua adesão perante iniciativas e desafios que lhe sejam lançados pelos professores, não há muitos 9ºDs por aí. Acreditem!😀😉

    Elsa: não percebo as tuas questões nem a que propósito surgem. E em relação a dificuldades tuas e dos teus colegas, já não me lembro muito bem.😀😀 Já foi há muito tempo… Acho que percebes o que quero dizer. Mas sabermos identificar as nossas dificuldades é o primeiro passo para as superarmos.😉

    A linguagem barroca é uma linguagem que valoriza o aspecto formal, através da utilização de vários recursos estilísticos, levando ao exagero e requinte linguísticos. Tal como um carpinteiro trabalha a madeira, o escritor barroco trabalha as palavras. No 11ºAno estudarás o “Sermão de Santo António aos Peixes”, do Padre António Vieira, que é a obra de referência quando se estuda o período barroco no Ensino Secundário. Uma pesquisa breve ajudar-te-á melhor a compreenderes a linguagem do barroco. Alguns exemplos:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_barroca
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091026143248AACiH3j

  12. elsapinto said

    Hummm, ja estou a perceber professor! É normal que o prof.já não se lembre muito bem das nossas dificuldades…lá isso é verdade!
    Mas ter uma linguagem barroca é muito mau ? É que eu fiz uma composição num teste e a resposta da minha prof. foi essa😐 disse que tinha uma linguagem barroca …

  13. José Ferreira said

    O estilo barroco marcou a literatura dos séculos XVII/XVIII em Portugal. Trata-se de uma linguagem muito fechada, muito trabalhada, as palavras são colocadas no lugar como se fossem peças de um puzzle e de acordo com certas intencionalidades (rítmicas, fónicas, sintácticas…), valorizando-se, por vezes, mais a forma do que o conteúdo. Toda esta construção da linguagem faz com que seja difícil, por vezes, percebermos qual o verdadeiro conteúdo da mensagem e percebermos o que se quis dizer. Como disse, tratou-se de um estilo que marcou uma época, não só na literatura, mas até nas artes (pintura, escultura, música…).

    Por isso, se a tua professora te disse o que disse e não percebeste o que te quis dizer, deves perguntar-lhe o que é que ela quis dizer, como podes melhorar, se ela considerou que a tua linguagem não foi de encontro ao que ela te tinha pedido.

  14. elsapinto said

    Já lhe mandei um mail a perguntar isso, porque ela nas aulas não me responde a isso :s não a percebo muito bem mas pronto, isto vai passar! Sinceramente, não sei o que ela “quer” quando diz estas coisas, eu apenas fiz uma composição com palavras “caras” se assim poderei dizer… e pelos vistos não podia fazer isso…mas pronto, foi o primeiro teste e irei melhorar no segundo! Só que acho estranho porque fui ver as composiçoes do 9ºano e nunca tive tantos erros como na composição deste teste, e não são erros ortográficos, o que a professora escreveu é o que ela escreveria se fizesse a minha composição e não concordo muito com isso porque eu escrevi aquilo que eu acho!…
    Mas não lhe digo nada com um certo medo daquilo…

  15. mariana16 said

    Olá a todos.
    O meu dia de S. Martinho foi passado em casa a estudar. Não foi muito divertido.

    Um novo cantor!! Gostava de ter visto ! xD

  16. Dianacorreia said

    Olá😀
    Tenho a dizer que o meu dia de S.Martinho não foi nada de especial😦
    deu para estudar um bocado e descansar.

    ah!
    pelo o que li, acho que temos um novo cantor!!
    muito bem, muito bem!😀😀

  17. saraleal said

    Professor, não concorrreu aos ídolos com o coro ?
    Quem sabe podiam ter passado até um bom nível xD

    S.Martinho só acaba sexta minha gente xD

  18. José Ferreira said

    Não. Isso não é para nós. Mas já estamos a pensar no reportório de Natal.🙂

  19. elsapinto said

    Novos projectos é sempre bom ;D

  20. Dianacorreia said

    Olá🙂

    Professor, mandaram-me fazer um manfifesto baseado no de Almada Negreiros “Manifesto Anti-Dantas”, mas não o consigo fazer porque não percebo muito bem o que é o Dantas!:(
    pode-me explicar o que é o Dantas?

  21. José Ferreira said

    Olá, Diana!

    O Manifesto Anti-Dantas foi escrito por Almada Negreiros, em 1915, contra a própria figura “Júlio Dantas”, (“poeta, dramaturgo, cronista, jornalista, conferencista, médico, deputado, militar, ministro, glória das instituições, da política, da literatura, do teatro, da sociedade da época, académico de dezenas de academias”), que na época representava o modelo e o expoente máximo das letras portuguesas. Com este panfleto, Almada Negreiros pretendeu não só abalar e reagir contra Júlio Dantas, mas contra toda uma geração de literatos, actores, escritores, jornalistas… que impedia a entrada de novas correntes estéticas em Portugal.

    Podes aprofundar em:

    http://www.prof2000.pt/users/tomas/manifesto_anti.htm

    http://www.prof2000.pt/users/tomas/almada_e_dantas_a_nu.htm

    O que agora te é pedido, pelos vistos, é um texto que vá também nesse sentido, ou seja, um manifesto que vá contra tudo aquilo que, actualmente, está instituído e que impeça novos conhecimentos, novas aberturas, novas ideias…

    Espero ter ajudado!😉

  22. Dianacorreia said

    então o Dantas era tipo um ditador que estava contra as novas ideias, sei que não está muito relacionado mas acho que é parecido!?

    Agora só tenho de me manifestar contra alguém!!

    obrigado professor🙂

  23. José Ferreira said

    Já leste o Manifesto??

    Não se pode comparar Júlio Dantas a um ditador, mas a um modelo estético, literário,… enraizado em correntes e visões tradicionalistas e que não deixavam que a sociedade portuguesa se abrisse a novas ideias e estéticas vindas do exterior.

    O que poderás referir no teu manifesto é tudo aquilo que achas que actualmente impede que a sociedade adquira novos conhecimentos, novas ideias, novas estéticas, cresça e evolua culturalmente, socialmente…

  24. elsapinto said

    Muito bem, muito interessante o que acabei de ler ;D

  25. elsapinto said

    Diana, estás a dar isso em Português? Ou noutra disciplina?
    De facto, é bastante interessante isso e já fiquei com uma dúvida😀 Professor, pode-se comparar Júlio Dantas com um ditador literário que não deixa ninguém libertar-se na literatura e que a escrita dele era limitada? é que não percebi muito bem o que disse à Diana!

  26. José Ferreira said

    Não, Elsa!
    Mais do que a figura Júlio Dantas, Almada Negreiros pretendeu criticar, abalar, revolucionar o “status quo” da sociedade, ou seja, a vida literária, cultural e social da época que estava num marasmo, agarrada a tradições ultrapassadas e que a maioria dos letrados seguia e defendia, não permitindo que outros valores, outras correntes literárias e estéticas entrassem no nosso país.

  27. elsapinto said

    ahhhh ja entendi professor ;D

  28. elsapinto said

    Professor, tenho uma dúvida! Para o teste de português (no meu) a composição vai ser uma entrevista!
    Como é que eu faço( a estrutura e assim ) sem saber quem vou entrevistar?
    p.s tenho que fazer o mais simples possivel para evitar a linguagem barroca :s

  29. José Ferreira said

    Não sei como é que a questão te vai ser formulada…

    – Apenas apresentar uma breve introdução (com os objectivos da entrevista a determinada pessoa); um guião de perguntas (de acordo com os objectivos pretendidos e com uma sequência lógica) e no final uma conclusão. Se te for dada a possibilidade de escolha do tema e do entrevistado, poderás optar por um tema do teu interesse e a partir daí usar a imaginação e criatividade.🙂

    – Uma entrevista completa, e, se for o caso, deves respeitar a própria estrutura, ou seja, deve ter um título (com subtítulo se achares por bem), deve ter uma breve uma introdução, onde refiras os tais objectivos da entrevista, em que contexto se enquadra, onde apresentes minimamente a pessoa entrevistada; depois deve aparecer a tal sequência de perguntas e respectivas respostas; no final, a tal conclusão.

  30. elsapinto said

    Obrigado professor😀 muito obrigado! Mas diga-me uma coisa (espero não levar a mal a estas dúvidas, mas ainda não estou habituada a falar com a minha professora :S) mas na entrvista, na introdução, quando for apresentar o entrevistado, por exemplo o meu pai, digo como se chama, a idade e assim? ou digo algo sobre o trabalho dele ?
    E nas respostas, invento certo?

  31. José Ferreira said

    Na introdução podes referir alguns dados biográficos, sim, e o porquê de lhe estares a fazer a entrevista. Se o entrevistado for o teu pai, podes apresentá-lo como dizes, sim.

    Nas perguntas e respostas, se for o caso, podes inventar, mas não sei o que te vai ser pedido.

  32. Dianacorreia said

    Acho que já percebi!!
    Elsa, não é para Português é para desenho🙂

  33. elsapinto said

    Obrigado professor ;D

  34. elsapinto said

    Professor, tenho uma dúvida🙂
    Pode-me explicar o que são as oraçoes coordenadas( por exemplo) copulativas finitas ou infinitas?
    Vou ter teste e a professora não aprofundou muito isso e eu não percebi!

  35. José Ferreira said

    As orações podem ser finitas ou não finitas consoante o verbo esteja numa forma finita ou não finita. São não finitas as formas nominais: infinitivo (pessoal ou impessoal), gerúndio ou particípio passado. A maioria das orações não finitas ocorre com subordinada.

    Exemplos de orações não finitas:

    Infinitivas (têm o verbo no infinitivo):
    – Não fui sair | por estar cansada. (por estar cansada)
    – É preciso | ir à farmácia. (ir à farmácia)

    Gerundivas (têm o verbo no gerúndio):
    – Ouvia-se um pássaro | cantando. (cantando)
    – Trabalhando sem interrupções, | consegui acabar o trabalho. (Trabalhando sem interrupções)

    Participiais (verbo no particípio passado):
    – O livro policial | comprado no Natal | é empolgante. (comprado no Natal)
    – Terminado o Inverno, | arrumo as roupas quentes. (Terminado o Inverno)

    Nota: as orações que apareçam à frente das frases é que são as orações não finitas.

  36. elsapinto said

    Mas professor, as orações finitas e nao finitas sao subordinadas mas não têm conjunçoes subordinativas :S

  37. elsapinto said

    Aiiiiiiii estou a entrar em paranóia! Tenho o teste amanhhã e não sei nada disto e a minha stora nem explicou nada :@ grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

  38. Márcia Daniela said

    Stor acerca daquilo do cantor, acho que para lhe fazer concorrência só mesmo a Rita!!!! Deviam ver como ela canta nas aulas, uma coisa fora do normal, até me chego a emocionar!!!!!!😀
    Brincadeirinha😉

  39. José Ferreira said

    Acredito que sim!😀

  40. elsapinto said

    A rita ? UI ? ;O Ela canta muito mal , meu deus! Ela aos sábados canta-me à janela e eu só não fecho a janela porque sou educada xD
    ahahah, estou a brincar contigo Rita!

  41. Márcia Daniela said

    Ela gosta muito de cantar nas aulas de fisica e quimica, até que é divertido!🙂

  42. mariana16 said

    A Rita! Aquilo é a desafinação total!
    Elsa, vá lá se um dia destes o vidro vai à vida.😀
    Estou a brincar Rita.

  43. ritakau said

    Eu vou esganar alguém! Tenho a certeza, nao é D.Márcia?
    A falar de mim aqui, para o Mundo inteiro ver?

    Eu vingo-me ! podes ter a certeza :%

  44. Márcia Daniela said

    😦, logo que não te vingues a cantar tudo bem😉

    Brincadeirinha😛

  45. Márcia Daniela said

    Pronto agora fora de brincadeira, a Rita não canta assim tão mal, já piores, vá lá canta mais ou menos ( mais ou menos como eu)!!!!
    😉

  46. Márcia Daniela said

    há*

  47. saraleal said

    Adorava assistir a uma aula dessas xD

  48. saraleal said

    Boas férias^^

    Bom Natal e entrem com o pé direito :’)
    Abraço ao meu povo :b

  49. elsapinto said

    Obrigada Sara..Igualmente para toda a gente incluindo o professor😀

  50. EvaSousa said

    Há tanto tempo que não venho cá !😀

    Bem, espero que as notinhas sejas boas !
    Desejo um Feliz Natal para todos também ! ;D

    E que venha 2010 !

    Um beijão😀

  51. saraleal said

    Claro, para o professor também :b

    Muitas prendinhas , mas essencialmente paz e amor +.+

    E já agora oas férias !

  52. saraleal said

    * oas- boas

  53. José Ferreira said

    A todos vós retribuo os votos de um BOM NATAL e um ÓPTIMO ANO de 2010!😉

  54. Márcia Daniela said

    Um feliz Natal eum prospero Ano Novo a todos!😀

    Não se esqueçam de entrar com o pé direito😉

    Beijinho a todos!

Deixe uma Resposta

 
