As letras do 9ºD

Blog dos alunos do 9ºD da Escola EB 2/3 de Penafiel N.º2

Ainda a propósito do início do ano lectivo

Posted by José Ferreira em Setembro 30, 2009

Alguns já devem ter visto ou ouvido o “Manifesto de Obama para os alunos americanos”, no início deste ano lectivo.

Ainda assim, achei interessante o discurso e não resisti a trazê-lo aqui para que o possam comentar e dizer, entre outras coisas, se a realidade escolar e social americanas é muito diferente da portuguesa, por exemplo.

Aqui fica a versão filme:

Aqui o texto escrito (traduzido):
http://www.ionline.pt/interior/index.php?p=news-print&idNota=22105

Também podem ir lendo a tradução em português ao mesmo tempo que ouvem o discurso, e assim revêem o inglês.😀

36 Respostas to “Ainda a propósito do início do ano lectivo”

  1. ritakau said

    Há muito tempo que o professor não dava ares da sua graça!
    Também temos um professor este ano a português, mas não chega nem aos seus calcanhares!

  2. José Ferreira said

    😀

    Eu tenho andado por cá, Rita. Longe, mas perto.😀

  3. Márcia Daniela said

    Por acaso o nosso professor de português é parecido com sigo professor, tem óculos, uma mochila, também percebe sobre novas tecnologias e, sem ofensa é careca😀

    Mas como a Rita disse nem lhe chega aos calcanhares😉

  4. Mariana16 said

    Olá a todos.

    Pessoal, no post da viagem de finalista está um comentário novo… Vejam de quam é e depois comentem !!!!🙂

    Vão gostar do que é (principalmente quem foi a Viagem).
    😀

  5. elsapinto said

    Hoje a minha professora de Port.falou nisso e deu-nos a cópia do discurso! Realmente toca-nos bastante!

  6. Márcia Daniela said

    Mariana, já vi o comentário de que falavas😉
    Ahhh, também lá deixei um comentário😀

  7. saraleal said

    Chegou a hora por que mais espervamos de ansiedade : maré de testes esta prestes a chegar :$$

  8. saraleal said

    * esperavamos
    **está

  9. elsapinto said

    É verdade Sara! Testes e trabalhos e mais trabalhos para entregar!

  10. elsapinto said

    Ó professor, ajude-me a fazer uma escolha😀 A stora de portugues deu-nos uma lista de livros e eu não sei qual deles o melhor e para fazer a ficha de leitura…
    escolho Literatura Nacional como ” Contos Exemplares” de Sophia de Mello Breyner ou histórias de ver e andar” de Teolinda ou então de literatura de Língua Portuguesa: ” Quem me dera ser Onda” de Rui Manuel ou ” Um rio chamado tempo e uma terra chamada terra” ?

  11. José Ferreira said

    Olá, Elsa!
    Parece-me que os dois últimos são de autores angolanos, e o último de Mia Couto, um escritor mais conhecido e que considero interessante pela escrita poética e metafórica.
    Depois também vou querer ler essa ficha de leitura.🙂

  12. elsapinto said

    Não sei mesmo quem escolher :s

  13. José Ferreira said

    Eu ia pelo Mia Couto.🙂

  14. elsapinto said

    Professor, a stôra só quer que eu leia esse no 2º período, agora vou ler literatura estrangeira ” orgulho e preconceito” de Jame Auston (acho que é assim que se escreve)😀

  15. saraleal said

    O meu contrato de leitura «chegou» ontem ;D

  16. José Ferreira said

    Elsa: o filme (adaptado do romance e cuja a autora é Jane Austen e não Jame Auston😉 ) passou há pouco tempo na televisão. Eu gostei.😀 http://www.youtube.com/watch?v=LmJKG1M5vjA

    Sara: vamos ficar à espera do que estás a ler.😉

  17. elsapinto said

    AIII parece engraçado😀 Mas não encontrei o livro😦 vou ler “Sensibilidade e Bom Senso” de Jame Austen na mesma! Mas fiquei triste porque estava mesmo interessada no outro!
    obrigado Professor!

  18. saraleal said

    Estou a ler um livro de Maria João Lopo de Carvalho.
    Chama-se « Adopta-me »
    é muito giro porque é a historia de uma criança que quando vê a escritora pede-lhe para o adoptar várias vezes .
    é triste ! :S
    Mas uma boa historia !

  19. ritakau said

    Eu também já escolhi o meu livro !
    The Lost Symbol – Dan Brown !
    Muito bom, recomendo😀

  20. BrunoEsteves said

    Olá.
    Eu ainda não escolhi o meu livro. O livro que eu quero ler ainda nao está à venda.
    Vou ter que escolher outro.
    😀

  21. elsapinto said

    Professor, a minha professora deu-me olivro “orgulho e preconceito”😀 ja estou a lê-lo e estou a gostar !

  22. José Ferreira said

    Boa, Elsa! Eu sabia que ainda havia professores assim.😀

    Boas leituras para todos!😉

  23. elsapinto said

    😀
    Professor, quando nos pedem uma composição em que temos de nos pôr na pele dum rapaz ( por exemplo) e dizer o que ele pensa e isso tudo, falamos na primeira pessoa na composição ou podemos falar na terceira ?

  24. elsapinto said

    Ah já agora professor, para pormo-nos na pele de alguém e dizer o que pensamos e as nossas reflexões num texto, não posso desenvolver nenhuma história pois não ?

  25. José Ferreira said

    Elsa: se bem te estou a perceber…

    Se te colocas na pele de outra personagem, deves falar na 1ª pessoa sim.🙂 E claro que podes desenvolver uma história, mas na qual és personagem principal ou participante e, assim, expressar as tuas reflexões, por exemplo.

  26. elsapinto said

    É que no teste de português escrevi uma composição a contar uma historia , como se fosse a continuidade do texto e ía dizendo o que o menino pensava, mas afinal é na primeira pessoa…

  27. José Ferreira said

    Se o texto estava escrito na 1ª pessoa, devias continuar na 1ªpessoa também… Só se houvesse indicação noutro sentido é que passavas para a 3ªpessoa.

  28. elsapinto said

    sim professor. Olhe tenho uma novidade para si😦 é bastante triste para mim! Cheguei à pouco a casa, porque hoje alguns alunos da Soares foram ( eu também) À Soares antiga despedirmo-nos dela que amanhã vai ser demolida😦 Estamos quase todos contra isso e é muito melhor que a escola nova! Quando entrei la dentro, estava tudo velho, tudo partido, livros no chão, desenhos e trouxe dois desenhos e um livro de 1987! A Escola era encantadora, coisas do Fernando Pessoa, fantástico! Estávamos todos desiludimos porque não mereçíamos isto já que considerámos aquela escola uma das bases da arte do Porto! E então estávamos todos juntos e falávamos de tudo e inclusive da sociedade de hoje em dia que vai para a Soares por ir, para se gabar e estragar o ambiente artístico!
    Eu encontrei um apagador e até ofereci-o a um amigo meu que chegou a estudar lá!

  29. elsapinto said

    http://www.youtube.com/watch?v=NDzLrifd8Ek&feature=related vejam, é uma PENA DESTRUIREM ISTO TUDO!😦

  30. saraleal said

    Destruir Elsa ?? :OO Como assim ??

  31. saraleal said

    Oh , nao tinha lido o comentário . Nao deviam destruir Elsa, lá muitos alunos têm boas recordações . É uma pena ! Deviam era restaurar ou então deixar estar como estava !

  32. elsapinto said

    Realmente já estava muito velha a escola, mas podiam restaurá-la para um museu por exemplo, porque MUITOS trabalhos deitaram ao lixo! Já se foi a verdadeira escola com ambiente artístico😦

  33. José Ferreira said

    Pessoalmente, não conheço a escola enquanto espaço físico, nem estava a par da demolição. Já tinha ouvido falar da mesma enquanto escola de referência no meio artístico e estas imagens evidenciam um pouco da sua história. Engraçado que vi ali espaços muito parecidos com a escola onde estou actualmente.🙂 A minha anda em obras, o objectivo é restaurá-la.
    Resta a esperança de que o novo espaço físico da tua escola, assim como professores, alunos e funcionários estejam a altura do nome dela. E para isso, tenho a certeza, que tu também vais contribuir.🙂😉

  34. elsapinto said

    Acredite que eu sou uma das pessoas que quer mesmo contribuir….infelizmente está cada vez pior professor, o ambiente escolar está-se a ir abaixo e já nem falo do artístico!
    Mas ainda bem que onde o professor anda, está a ser restaurada, é o que deviam ter feito com esta também mas pronto, não sou eu que mando no país😀
    (e lá se foi a frase do Fernando Pessoa…)

  35. José Ferreira said

    Não foi não, a frase de Fernando Pessoa é intemporal, assim queiramos.🙂

  36. elsapinto said

    Oh professor, mas não é a mesma coisa😦

Deixe uma Resposta

 
