As letras do 9ºD

Blog dos alunos do 9ºD da Escola EB 2/3 de Penafiel N.º2

Uma longa Viagem

Posted by mariana16 em Maio 4, 2009

A Mariana, a Andreia, a Eva e a Rita. Eram as melhores amigas e iam juntas para todo o lado. Um dia, ao pensar nas férias, a Rita lembrou-se:

– Vamos fazer um cruzeiro!

-Óptima ideia. – Responderam em conjunto.

Preparam tudo e, a 16 de Agosto às 11horas estavam as quatro no cais do Porto para um cruzeiro até Cabo Verde. Entraram, embarcaram e muito se divertiram até ao dia em que houve um problema nos motores. E agora? Era a questão que todos colocavam. A Mariana começava a entrar em pânico e lá com o histerismo dela ninguém a aturava.

-Calma, calma! – Dizia o Eva – Tudo se vai resolver e vai correr tudo bem.

-Ó Ritovsky (epíteto da Rita)! E agora? Vamos ficar aqui no meio à deriva! Somos uns náufragos! – Dizia preocupada a Andreia.

– Vais ver que quanto menos esperares vão avisar que os motores já estão reparados. – Respondia a Andreia.

Entretanto, passa um marinheiro a avisar que haverá uma reunião no auditório principal em que têm de estar todos presentes. O comandante fala, fala, fala até que acaba por dizer o que interessava: o problema dos motores estava quase resolvido mas vinha uma tempestade. Esta por enquanto era pequena mas podia aumentar.

Instaurou-se o caos, o pânico. Todos gritavam, choravam, punham as mãos na cabeça sem saber o que fazer. Foi difícil mas depois de acalmarem as pessoas, o comandante deu informações e disse tudo que tinha de fazer e, assim que tocassem as sirenes, cada um ia para o seu quarto e não saía de lá até que as mesmas voltassem a tocar.

-Anda Mari, temos de ir para o nosso quarto. – Dizia a Andreia a puxar a Mariana.

-Vocês não têm medo de estar sozinhas? Eu tenho! Não é melhor ficarmos todas juntas? – Pergunta o Eva.

-Grande ideia! – Exclamou a Mariana – Vamos para a beira delas… Anda Andreia.

Toca a sirene. Todos corriam para o quarto. Ouve-se o vento a passar nas janelas como um carro de fórmula 1, o barco sempre a “abanar” e tudo a cair, os relâmpagos, os raios… era tudo tão junto que parecia o fim do mundo. Ouvia-se as pessoas a gritar de medo, crianças a chorar (assim como adultos). As quatro amigas lá estavam no quarto 245 agarradas umas às outras a lembrar todos os bons momentos que tinha passado juntas (quando jogavam às cartas; o momento chato quanto tinha de aturar a Mariana com os seus ataques…) . Era uma forma de se “desligarem” um pouco de Tempestade mas não a impedia de continuar. As ondas eram enormes. O bombordo e estibordo do barco estavam cheios de água mas como o barco abanava como uma bandeira, a água acabava de voltar ao seu devido lugar.

De repente, o soprar dos ventos parecia ir embora, o barco começava a parecer uma bandeira em dia de muito pouco vento, as ondas pareciam ter diminuído e os relâmpagos desaparecido.

Passado uns minutos toca a sirene. Finalmente a tempestade acabou e, entre mais de 300 pessoas, apenas houve alguns feridos ligeiros devido à queda de alguns objectos.

Assim como todos que estavam a bordo, os quatro amigos vêm cá fora ver o como tudo ficou. O céu estava límpido como nunca tiveram visto antes, o barco também se encontrava de um modo como pouca gente tinha visto antes: vidros partidos, sítios inundados, “velas” partidas e muito mais.

– Nunca pensará vir a ver um barco assim nem a viver o que vivemos. – Espantada a Rita.

Começaram a ajudar os marinheiros a limpar o cruzeiro e passados dois dias chegaram a Cabo Verde.

– Finalmente terra firme! – Exclamava de alegria a Mariana.imagem1

– Porquê? Não gostaste da viagem? – Pergunta a Eva com um ar irónico.

-Gostei mas para Portugal não sei como vocês vão mas eu cá vou comprar uma passagem de avião!

Assim o fez. Passado uma semana as quatro amigos seguiram para Portugal mas todos de avião.

Mariana Castro

28 Respostas to “Uma longa Viagem”

  1. mariana16 said

    Sei que a composição está enorme mas as ideias vinham-me à cabeça e eu escrevia, escrevia, escrevia. No fim, deu isto!

    O desenho está um pouco à primária e como diz a Andreia, o cruzeiro está muito pequeno (nem parece um cruzeiro). Mas não me importo. Ó menos fiz um trabalho como o stôr pediu! (Acho eu).
    🙂😀

  2. evasousa said

    Boa composição Mariana Castro !😉

    Gosto particularmente das personagens !
    Podias ter posto no dia 15 de Agosto !😀

  3. evasousa said

    Boa composição Mariana Castro ! 😉

    Gosto particularmente das personagens !
    Podias ter posto no dia 15 de Agosto !😀

  4. sara26leal said

    Eu gosto da parte «toca a sirene»..:D

    Fz-me lembrar a Vanessa hoje na aula de Física, quando estava à baliza e a equipa adrversária atacava!!
    😀
    😀

    está gira!
    😀

  5. sara26leal said

    Fz-me……Faz-me

    adrversária-adversária

  6. vanessa94 said

    E resulta Sara.😀
    Por isso é que só entraram duas bolas.
    Eu bolas ficavam com medo da minha sirene.
    AHAHAH😀

  7. vanessa94 said

    eu – as

  8. Márcia Daniela said

    Mariana, naquela parte que dizia: “-Ó Ritovsky (epíteto da Rita)!…”, deverias querer dizer -Ó Ritovsky (epelido da Rita)!…,😉

    Mas a tua composição apesar de estar grande está muito gira🙂

    Quanto á sirene, mais parecia a Mariana no clube de teatro, quando dá aquele berro que nos faz rir tanto🙂 😀

  9. sara26leal said

    Tenho de experimentar a tua táctica Vanessa!
    🙂

  10. José Ferreira said

    Bom texto, sim senhora! Um ou outro pormenor a registar, como: Passada uma semana,… em vez de ” Passado uma semana…”, Passados uns minutos,… em vez de “Passado uns minutos”. Mas está muito bom! Parabéns! Temos escritora!🙂

  11. Leticia said

    Parabéns Mariana!😀

    Senhora editora como o professor disse no comentário.🙂

  12. ruidaniel said

    Mariana

    Levas muito geito para a escrita. Parabéns!🙂

  13. mariana16 said

    Obrigada a todos. Isso são pormenores que tenho que ver.

    Márcia: epíteto significa apelido/alcunha. A minha intenção era pôr essa palavra!

    Eva: tinha posto 15 de Agosto no rascunho mas era a festa dos teus anos!

  14. ritakau said

    Muito boa composição Mari!
    Grandes personagens :b

  15. Anapinto94 said

    Mariana tens muita imaginação sim senhor!

    Gostei muito!

    Fiquem bem!

  16. evasousa said

    Pois Mari por isso mesmo !
    Ahahah …😉

  17. Andreia Fileno said

    Esta é a composição que tem mais significado para mim, pois entramos as quatro na história. Apesar de ser só o trabalho de português, faz-me lembrar a nossa amizade e, isso, é bonito.🙂

  18. evasousa said

    Por acaso Andreia estou de acordo, e até fico um bocado triste do 9ºano esteja a acabar, por mais que a amizade seja grande vai haver um grande afastamento em breve !😦

  19. evasousa said

    Por acaso Andreia estou de acordo, e até fico um bocado triste😡 do 9ºano esteja a acabar, por mais que a amizade seja grande vai haver um grande afastamento em breve ! 😦

  20. mariana16 said

    Mas não nos vamos deixar de ver apenas porque vamos para o 10º. Com sorte ficamos na mesma escola! E a princípio eu, a Eva e a Rita ficámos na mesma turma.😀
    Andreia, podes esta longe mais nunca te vamos esquecer! Seremos sempre as 4 amigas!🙂

  21. ruidaniel said

    E para Paredes? Não há candidatos? Parece que eu é que vou ficar mesmo só!😦

  22. mariana16 said

    Coitadinho de ti, Rui. Se quiseres apresento-te o Einstein que anda comigo na catequese e é da escola de Paredes!? Queres?

  23. dianacatarina said

    Marina a Eva vai se sentir ofendida. Ela se calhar nem reparou num pormenor: é que dizes geralmente “o Eva”. Ela não é nenhum rapaz Mari.
    Parabéns pela composição.

  24. Andreia Fileno said

    Eu não tenho a certeza para que escola vou mas, se ficar cá, em Penafiel, a escola é logo ao lado da vossa! E depois há aquela coisa chamada de “messenger”…😀

  25. mariana16 said

    Sim Andreia e aquela coisa que, a pé, em 5 minutos estou em tua casa.

    Acho que a Eva não vai levar a mal… foi só um enganozito!:D

  26. Andreia Fileno said

    Depende, se fores como eu que vai toda desconrtaída e o mais lento possível, só chegas em 10.😀

  27. Andreia Fileno said

    *descontraída

  28. mariana16 said

    Ah, ah ,ah…:D

Deixe uma Resposta

 
