As letras do 9ºD

Blog dos alunos do 9ºD da Escola EB 2/3 de Penafiel N.º2

Um enigma muito cruel

Posted by ze27 em Março 13, 2009

O maníaco

Um maníaco decide que aquela era a ocasião perfeita para matar todos que odiava.
Convidado para uma festa, ele comparece com uma taça de ponche.
Logo cumprimenta o anfitrião e mostra o que trouxe. Serve dois copos de ponche, feito com groselha, água e gelo apenas. Um ele mesmo bebe, e outro quem bebe é o dono da festa.
Esse elogia o ponche e brinca sobre o mesmo ainda não estar “baptizado”. O maníaco sorri e diz estar com um problema. Diz ter que sair, mas que voltará antes do fim da festa.
Despede-se de todos e sai da casa, local da festa.
Atravessa a rua e entra em seu carro. Liga o rádio e fica ali a espreita, a observar a movimentação de longe. Após algumas horas, volta para a festa. Todos mortos, e o ponche quase acabado. Mais uma vez, sorri, dando por concluído seu plano.
Como ele conseguiu executar seu plano, matando todos?

Sérgio, José Miguel, Bruno Couto e Fábio

66 Respostas to “Um enigma muito cruel”

  1. ze27 said

    A resposta sera publicada em breve:)
    Pensem como o fariam

  2. RitaKau said

    Antes de mais, desejo-vos uma óptima estadia😛

    Na minha opinião o maníaco deixou o ponche na festa, juntou de outra bebidas. Sendo assim, os convidados beberam-nos. Acho que dá para perceber que o ponche estava envenenado e morreram todos os que o beberam !

  3. ze27 said

    Talvez talvez.🙂
    mais tarde possa dar uma pequena pista

  4. ze27 said

    Têm que me explicar melhor como se põe as imagens

  5. Fábiosilva said

    Eu também acho que o ponche tava envenenado.

  6. Fábiosilva said

    Desculpa é `”estava”.

  7. ritakau said

    Tive a ler outra vez o enigma e reparei num promenor. Se o maníaco bebe o ponche, também devia morrer. Acho que o ponche que o maníaco bebeu era de certa forma diferente. Não devia estar envenenado !

  8. saravanessa26 said

    Eu acho que as outras pessoas beberam foi ponche a mais!!
    😀

    Boa estadia!

  9. ruidaniel said

    O ponche que ele levou não fazia nenhum mal, a não ser que lá fosse deitada bebida alcoólica. Depois de ele sair foram “baptizar” o ponche que deveria ter uma substância que ao reagir com o álcool tornava-se mortífera.

    Outra hipótese é o gelo ter no seu interior algum veneno, que ao derreter ficaria misturado com o ponche.

    Espero ter acertado.😀

  10. ritakau said

    Fizeste um interessante reparo rui !
    Realmente a chave do mistério pode ser o gelo😀

  11. ritakau said

    E gostava de informar, quem não sabe, que a nossa turma juntamente com dois elementos de outras duas turmas, ganharam o jogo ao 9ºC por 7-1!

    Lindos meninos😀

  12. ze27 said

    a pessoas que estão perto

  13. ze27 said

    o que eu queria dizer era há com “h” e não “a”

  14. martasilva said

    Olá!
    Espero que tenham uma boa dinamização.

    Eu concordo com o Rui Daniel, acho q depois de esse maníaco ter saido eles decidiram “baptizar” o ponche e assim ele ficou envenenado ao reagir com alcóol.

    Gostei deste enigma. Bom trabalho !😀

  15. sandra25 said

    Muito bem Zé, estou a ver que estás a trabalhar bem..

    Mas se não indelicada hoje já és tu?

    a Sara disse o grupo dela só acabava de dinamizar o blog amanhã…

    Mas pronto ok, eu vou pensar na resposta e depois digo algo…

    bjinho

  16. Dianacorreia said

    Muito bem Sr. Constante tu e o teu grupo estão a começar bem.

    e quanto ao desafio, será que o criminoso não tinha um cumplice!!

    uhhhh🙂

  17. dianacatarina said

    Alguém me pode dizer o que é um ponche?
    Aguardo resposta…

  18. dianacatarina said

    Já pude ver que alguns colegas meus já colocaram a resposta ao desafio…
    Não estou a conseguir perceber muito bem o desafio. Torna-se muito confuso.
    Vou tentar resolvê-lo, mas para isso tenho que o ler muitas vezes.😀

  19. ze27 said

    Eles beberam todos do mesmo ponche mas a o segredo do inigma para desvendarem

  20. elsapinto said

    Eiaaa :S Não faço a mínima😦 Mas vou pensar e ganhar imaginação pelo menos🙂

  21. vanessa94 said

    Olá!
    Desde já desejo uma boa estadia ao grupo dinamizador e em breve colocarei aqui a minha resposta.

    Fiquem bem😛

  22. José Ferreira said

    Olá!
    Também desejo a este novo grupo uma boa dinamização!😉

    Começam com um bom enigma, mas… alguns reparos:
    – O texto é de facto extenso e uma pouco confuso, talvez por ser português do Brasil? Tentem fazer um texto vosso, e não apenas cópia. (Há colegas que não sabem o que é um ponche e devem estar atentos a estas questões)
    – Uma imagem num post fica sempre bem e dá outra visibilidade à tarefa (então se for elaborada pelo grupo dinamizador… melhor ainda!🙂 )Aqui, pelos vistos, ajuda precisa-se.🙂
    – Coloquem os vossos nomes no final de cada post.

    (“Cadê” a Pausa?!😦 )

    Continuação de bom trabalho!😉

  23. EvaSousa said

    Muito bem novo desafio !😛

    Boa sorte grupo !😉

    Bem o professor se calhar tem razão não ficava mal aqui uma imagem!
    Pensem nisso!

  24. saravanessa26 said

    Como sabes, Zé , quando eu estava a mostrar-vos os bastidores o computador estava a funcionar muito mal..

    mas onde escreves o texto em cima tem inserir e carregas no ícone Adicionar imagem..pode ser uma imagem que tenhas no computador,ou então uma da internet.!😀
    Boa estadia!

  25. ze27 said

    A pausa ficou a encarregue do Couto e do Sérgio

  26. ruidaniel said

    Já vi que consegues pôr imagens.

    Boa dinamização ao grupo!🙂

  27. RitaKau said

    Acho que está a correr bem, a dinamização !
    Só queria dar um conselho. Tentem não por uns pots muito perto uns dos outros. Tentem dar alguns dias para podermos debater mais o assunto!

  28. sandra25 said

    Boa tarde.
    Desejo uma óptima dinamização do grupo.
    Como já disse acho que este grupo está a começar a dinamizar muito bem…
    Continuem assim e acho que terão um aboa nota no fimal da dinamização do blog…

    bjinho

  29. ze27 said

    Sandra é final e não fimal

  30. ze27 said

    concordo mas estes posts tinha que os por

  31. Andreia Fileno said

    Concordo com as respostas dos meu colegas!
    Especialmente a do Rui…
    Provavelmente o ponche estava envenenadao.😉

  32. ze27 said

    Andreia então como e que explicas como e que ele bebeu e não ficou envenenado, esse e o segredo do inigma

  33. EvaSousa said

    Eu acho que ele deixou o ponche na festa e como o anfitrião da festa gostou deu-o a beber aos convidados assim acabaram por morrer envenenados.
    😛
    Espero não ter dito asneiras !

  34. vanessa94 said

    pots – post🙂

  35. elsapinto said

    Zé, como é possível dizeres que todos beberam do mesmo copo, se no texto diz 2 ?
    Eu não percebo :s

  36. EvaSousa said

    Uhmmmm … a nossa turma ganhou !
    Iupiiiii …😉

  37. ruidaniel said

    Elsa

    O ponche vem numa taça muito grande e o assassino tirou de lá dois copos e bebeu um. A taça dá para muitas pessoas.🙂

    Espero ter ajudado!😀

  38. RitaKau said

    inigma – enigma

  39. RitaKau said

    Diana Catarina, este comentário é para ti!
    Ponche: bebida na qual entram cinco ingredientes, água (ou chá), açúcar, sumo de limão, aguardente e especiarias;

    Espero ter ajudado😀

  40. ze27 said

    Em breve será dita a resposta ao inigma🙂 gostaram do inigma?

  41. RitaKau said

    Ó Zé já te tinha corrigido. Desculpa.
    Não se escreve inigma, mas sim enigma.
    Parece que não viste a correcção.

    Claro que gostei😀

  42. mariana16 said

    Sim Zé. O enigma está fixe!

    Esperemos que façam uma dinamização do blog.

    Hmmmmm… o enigma dá que pensar. De facto, como já foi dito, há uma hipótese de haver um alibi, há também a hipótese de o gelo ter algo de suspeito., a hipótese de o “baptismo” tenha alguma substância que reaja mal com o ponche… Não sei o que dizer… Talvez a hipótese do “baptismo” seja a mais correcta.

    Podem me dizer se é assim que se escreve “alibi”?

  43. RitaKau said

    Marii, acho que só te falta um acento agudo, ou seja, “´”.
    Escreve-se álibi, penso eu :S

  44. Andreia Fileno said

    Zé respondendo á pergunta que me fizes-te…
    Ele diz que não está baptizado.
    Acho que seja isso!

    Ou então o homem que provou o ponche é cúmplice do assassino.😀

  45. Márcia Daniela said

    Muito bem, novo post!

    Começam bem, mas deviam seguir as sugestões dadas pelo professor no comentário 22!😉

    Quanto ao desafio, acho que era melhor chamar a policia, sempre se resolvia o caso!

    lOol
    😛

  46. mariana16 said

    Márcia tens duas ideias muito originais e engraçadas.

    Obrigada Rita.

  47. ritakau said

    Isto está confuso, Grupo😦

  48. Anapinto94 said

    Olá

    eu acho que as pessoas beberam ponche a mais.

    Fiquem bem😀

  49. ze27 said

    ja me disseram a resposta hoje em física🙂
    Espero que a publiquem

  50. ritakau said

    Quem disse Zé ?

  51. dianacatarina said

    Na minha opinião o maníaco envenenou o ponche matando assim toda a gente. Ele também o bebeu mas podia ter metido veneno no gelo da bebida, e até ele mesmo o bebeu, mas para não ficar envenenado bebeu logo o ponche para que o gelo não chegasse a derreter. Todas as pessoas da festa que morreram, pois o gelo derreteu e estes morreram todos.

  52. dianacatarina said

    Penso que a minha resposta faz um certo sentidomas não sei se está correcta. Aguardo pela resposta.🙂

  53. mariana16 said

    sentidomas – sentido mas

  54. martasilva said

    Olá!
    Quando vaõ publicar a resposta? É que ainda não sei se a minha está correcta.

    Fico à espera.
    Bom trabalho!😛

  55. dianacatarina said

    Pois eu vi o erro Mariana massó o vi quando já estava a submeter o comentário.

  56. dianacatarina said

    Pois Marta, também queria saber a resposta porque até achei que a minha resposta fazia um certo sentido. Gostava que respondessem.😛

  57. Márcia Daniela said

    Quando vão publicar a resposta!?
    😉

  58. ze27 said

    Não vou responder
    A resposta será publicada em breve🙂

  59. mariana16 said

    massó – mas só

    Diana, fizeste a mesma coisa!

  60. Ritakau said

    Ó Zé rápido. Queremos saber quem é!

  61. Márcia Daniela said

    Pois estou a ficar anciosa!
    🙂

  62. sara26leal said

    Tchii, mén!!

    a Resposta ainda nao foi dada?

    estou admirada!
    😦

  63. Andreia Fileno said

    *ansiosa

  64. Andreia Fileno said

    Espero que a respostas seja dada brevemente!🙂

  65. ze27 said

    Rita foste tu que me diseste a resposta em física

  66. EvaSousa said

    “diseste” – disseste

    Ai Rita já tinhas dado a resposta e não sabias !
    *.*

Deixe uma Resposta

 
