As letras do 9ºD

Blog dos alunos do 9ºD da Escola EB 2/3 de Penafiel N.º2

Aniversários

Posted by martasilva em Fevereiro 15, 2009

 

Olá a todos.baloes1

Bem, como sabem (ou deviam saber) as gémeas fazem anos😛 Então decidimos criar um post de aniversário!

Propomos-te que fales na comemoração dos aniversários em diferentes culturas, assim como, na sua origem nos diferentes países. Até mesmo nas diferentes línguas. E, claro, que desejes um Feliz Aniversário às tuas colegas! Bons trabalhos!

 

 

 

 

E Boa segunda-feira!😀

Ana, Elsa, Filipa e Marta

70 Respostas to “Aniversários”

  1. martasilva said

    Espero que gostem do novo post!😀

  2. Anapinto94 said

    PARABENS ÀS TWINS!!!!

  3. Anónimo said

    Olá! Fiz uma pesquisa !!😛
    Os vários costumes de celebração de aniversários das pessoas hoje em dia têm uma longa história. Suas origens acham-se no domínio da mágica e da religião. Os costumes de dar parabéns, dar presentes e de celebração – com o requinte de velas acesas – nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano seguinte. Até o quarto século, o cristianismo rejeitava a celebração do aniversário.

    Os gregos criam que cada um tinha um espírito proctetor ou gênio inspirador que assistia seu nascimento e vigiava sobre ele em vida. Este espírito tinha uma relação mística com o deus em cujo aniversário o indivíduo nascia. Os romanos também acreditavam nessa ideia. O costume de acender velas nos bolos começou com os gregos. Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares do templo de Ártemis. As velas de aniversário, na crença popular são dotadas de magia especial para atender pedidos. Acreditava-se também que as saudações de parabéns tinham poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa neste dia supostamente estava perto do mundo espiritual.

    Fiquem bem ! 😉

  4. elsapinto said

    Bem , decidimos pôr-mos um post idêntico ao da pausa em que só o 1º post é que irão fazer o trabalho…o resto é: cada aniversário um post. Como, cada fim de semana, uma pausa😀

  5. andreiafil said

    E os que estão para trás ?
    Não têm direito a post ?
    Um pouco injusto…
    Acho eu!

  6. andreiafil said

    E parabéns às Gémeas…😉

  7. EvaSousa said

    Estive a ler a apresentação do post e diz: “na sua origem nos diferentes países. Até mesmo nas diferentes línguas.” acho que vai dar ao mesmo, não ?
    😛

  8. vanessa94 said

    Olá !🙂
    Não encontrei grande coisa sobre o aniversário noutras culturas , mas aqui vai o que encontrei…

    Japão
    “Para os meninos, o aniversário de 5 anos é considerado importante porque com essa idade, na época dos samurais, eram apresentados como guerreiros. As meninas, por sua vez, aguardam com ansiedade a festa de 7 anos, durante a qual recebem seu primeiro quimono. Também é tradição homenagear as crianças de 3, 5 e 7 anos no dia 15 de Novembro. Na ocasião, os pais levam os filhos para rezar no templo e lhes presenteiam com doces.”

    Fiquem bem😛

  9. vanessa94 said

    E mais uma vez parabéns às gémeas !!🙂

  10. sara26leal said

    Parabéns, parabéns! (tem que ser duplicado)🙂

    Este post está muito original e espero que este temna continue a funcionar..

    Já agora..temos de descobrir quando é que o professor faz anos!
    😉

  11. sara26leal said

    erro: temna-tema

  12. ruidaniel said

    Foi difícil pesquisar este tema.

    Comemorar o aniversário não é uma tradição muito antiga. Os egípcios comemoravam somente os aniversários de seus governantes e nesse dia havia
    desfiles e festividades. Os romanos também comemoravam o aniversário dos deuses homenageando-os com desfiles imponentes. Os simples mortais não podiam ser honrados, nem mesmo lembrados no dia de seus aniversários.
    Os holandeses sempre celebram o aniversário e esperam pela visita da família e dos amigos. É considerado anti-social quando se deixa de celebrar o aniversário de um amigo ou um familiar. No local de trabalho, o aniversariante deve levar um bolo para comemorar com os colegas. As crianças fazem o mesmo e levam o bolo para a escola. Quando moram longe ou não podem estar com a pessoa que faz anos, os amigos e familiares enviam postais. Tudo muito parecido com Portugal. Na Holanda existe também um costume diferente de outros países quando alguém faz aniversário, as pessoas cumprimentam não só o aniversariante, mas as pessoas da família também, elas cumprimentam o pai pelo aniversário da filha, a avó pelo aniversário da neta e assim é com todos os convidados da festa de aniversário, um cumprimentando o outro pelo aniversário da pessoa aniversariante no dia com um aperto de mão.
    Na China, no 71 dia do Ano Novo Lunar é festejado o aniversário de toda a gente (Ren Re), o que significa que ficamos todos um ano mais velhos. Tradicionalmente, este aniversário é mais importante do que o dia do próprio nascimento.
    Na Suécia os familiares do aniversariante o acordam cedo e lhe servem muito bolo e guloseimas.
    No México, quando as pessoas fazem aniversário recebem uma serenata para despertar ao som de uma música de aniversário.

    Parabéns às gémeas!!! 15 aninhos!!😛

  13. elsapinto said

    Andreia, nós fizemos este post a partir daqui porque só agora estamis a dinamizá-lo e se fores a ver não é assim tão injusto.
    Eva, penso que não vai dar ao mesmo…mas a Marta dá-te a certeza, porque este post foi ela que o publicou(já que repartimos por todas)

  14. elsapinto said

    estamos*

  15. elsapinto said

    Rui, muito bem.😀 Não sabia isso da China, é interessante😀

  16. marizacg said

    Feliz Aniversário!!🙂

    A maior felicidade do mundo para a Marta e para a Filipa. É uma idade linda! Aproveitem todas as coisas boas que a vida vos oferece.

    PARABÉNS!!!

  17. EvaSousa said

    Isso é bom repartir por todas o esforço !!😛

    Ok vou perguntar á Marta !

  18. Márcia Daniela said

    Aí vai o meu trabalho:

    Aniversário é a repetição do dia e do mês em que se deu determinado acontecimento. Refere-se à comemoração anual de qualquer evento importante, como o nascimento de alguém, a morte de uma personalidade, o fim de uma ditadura ou uma batalha.

    -Gregos:
    “Os gregos criam que cada um tinha um espírito protector ou gênio inspirador que assistia seu nascimento e vigiava sobre ele em vida. Este espírito tinha uma relação mística com o deus em cujo aniversário natalício o indivíduo nascia. Os romanos também endossavam essa idéia. O costume de acender velas nos bolos começou com os gregos. Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares do templo de Ártemis. As velas de aniversário, na crença popular são dotadas de magia especial para atender pedidos. Acreditava-se também que as saudações natalícias tinham poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa neste dia supostamente estava perto do mundo espiritual.”
    🙂

  19. dianacatarina said

    Os meus parabéns atrasados para as gémeas.

  20. mariana16 said

    Olá!

    Ontem já dei os parabéns ás gémeas, e deu pessoalmente! Dava outra vez mas depois pode dar azar.

    Beijo grande para as duas…
    🙂

  21. Márcia Daniela said

    Apesar de já lhes ter dado os parabéns, mas não aqui no blog, aqui vai:

    Parabéns🙂

  22. Márcia Daniela said

    lOol🙂

    ou será snol
    😛

  23. dianacatarina said

    Aqui vai o meu trabalho…
    A comemoração de aniversário é comum na maioria dos países. Costumam-se convidar familiares e amigos. É tradição comer-se bolo de aniversário, doces, salgadinhos, refrigerantes, álcool e outro tipo de bebidas. Costuma-se cantar os “ Parabéns pra você” e em seguida comer-se o bolo.

  24. dianacatarina said

    Desculpem ter feito um trabalho pequenino mas não consegui encontrar muitas coisas sobre o tema.

  25. martasilva said

    Meninas Obrigada pelos parabéns, desculpem só agradecer agora.

    Bem, Eva, quando disse diferentes países estava-me a referir às comemorações em países diferentes e quando disse diferentes linguas já me referia Às canções que se cantam em linguas diferentes! É já uma ideia para um trabalho vosso!

    Espero que tenhas percebido!

    Fiquem bem meus amores!😀

  26. martasilva said

    Bem, disse muitas vezes a palavra Diferentes agora! Sou mesmo trenga!

    Mas acho que perceberam!
    Se nao, digam…

  27. elsapinto said

    Foste clara Marta.
    E não importa o tamanho Diana, importa a informação.

  28. EvaSousa said

    Aaaaaaaaaaaaaaaaaaah … ok já percebi !!
    😉
    O anónimo acima sou eu, não tinha reparado que não tinha posto o nome !!
    😛

  29. José Ferreira said

    Olá!
    Não sei se viram nos telejornais, mas o “nosso” Nun’Álvares Pereira” está a ser notícia. Parece que vai ser beatificado. “De Aljubarrota para o Paraíso.”🙂
    Como se trata de uma das grandes figuras da nossa História e porque vem a propósito da Batalha de Aljubarrota que estamos a estudar nas aulas de LP, por que não uma actividade sobre esta personalidade?😉

  30. RitaKau said

    Olá😀

    -Comemorações Aniversário da Índia :
    Na Índia, as crianças usam roupas novas no dia do seu aniversário. Uma criança pode assim acordar de madrugada e vestir-se com as suas roupas novas. A criança ajoelha-se e beija os pés dos seus pais como um sinal de respeito. De seguida, todos os familiares visita, um santuário onde a criança reza e é abençoada.
    Na parte da tarde, pode haver uma refeição que inclui um legume cozido condimentado chamado caril e chutney que é uma fruta com gosto picante. A sobremesa é um tratamento conhecido como dudh pakh, que é um arroz como pudim. Eles podem também comer no pastachios (não sei como se escreve :S), amêndoas, passas, e uma especiaria chamada cardamomo.

    Receber um presente de aniversário embrulhado num papel preto e branco é considerado má sorte.
    Na escola a criança usa um vestido colorido e dá goluseimas a toda a turma, com a ajuda de um amigo confiável.

  31. RitaKau said

    O meu trabalho sobre Nuno Álvares Pereira:

    – Nuno Álvares Pereira nasceu na vila de Flor da Rosa, concelho do Crato, mas há também historiadores que defendem que este nasceu nos Paços do Bonjardim, na vila de Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã. É um dos 26 filhos conhecidos do Prior do Crato, D. Álvaro Gonçalves Pereira e de Iria Gonçalves do Carvalhal.
    Casou com Leonor de Alvim a 1377 em Vila Nova da Rainha, freguesia do concelho de Azambuja.
    Do seu casamento com Leonor de Alvim, o Condestável teve apenas uma filha, Beatriz Pereira de Alvim, que se tornou mulher de Afonso, o primeiro Duque de Bragança, dando origem à Casa de Bragança, que viria a reinar três séculos mais tarde. Lembrado como um dos melhores generais portugueses, abraça, nos últimos anos de vida, uma vida religiosa carmelita.

    Encontrei bastante inormação mas achei melhor não colocar aqui tudo, para dar oportunidade aos meus colegas de poderem fazer a pesquisa. Por isso coloquei aqui o que achei mais interessante – a vida pessoal de nuno Álvares Pereira. 😀

  32. EvaSousa said

    Fizeste bem Rita, acho que esse deveria ser sempre o espírito !! 😛
    “poderem” – puderem

    Aqui vai !!

    Após a morte da sua mulher, tornou-se carmelita (entrou na Ordem em 1423, no Convento do Carmo, que fundara como cumprimento de um voto). Toma o nome de Irmão Nuno de Santa Maria. Aí permanece até à morte, ocorrida em 1 de Novembro de 1431, com 71 anos.

    Durante o seu último ano de vida, o Rei D. João I fez-lhe uma visita no Carmo. D. João sempre considerou que fora Nuno Álvares Pereira o seu mais próximo amigo, que o colocara no trono e salvara a independência de Portugal.

    O túmulo de Nuno Álvares Pereira foi destruído no Terramoto de 1755.

    Há uma história apócrifa(isto é,que não é autêntica) , em que D. João de Castela teria ido ao Convento do Carmo encontrar-se com Nuno Álvares, e ter-lhe-á perguntado qual seria a sua posição se Castela novamente invadisse Portugal. O irmão Nuno terá levantado o seu hábito, e mostrado, por baixo deste, a sua cota de malha, indicando a sua disponibilidade para servir o seu país sempre que necessário.

  33. EvaSousa said

    Ah… eu só falei da vida religiosa!
    Achei interessante !😉

  34. vanessa94 said

    Olá !
    Eu resolvi fazer o meu trabalho sobre Beatificação e Canonização já que o stôr viu a notícia com a Beatificação de Nuno Álvares Pereira.🙂

    Nuno Álvares Pereira foi beatificado em 23 de Janeiro de 1918 pelo Papa Bento XV. O seu dia festivo é 6 de Novembro. O processo de canonização foi iniciado em 1940, tendo sido interrompido posteriormente. Em 2004 foi reiniciado e tem o seu termo anunciado para Domingo 11 ou 18 de Outubro de 2009, coincidindo com os trabalhos do Sínodo Africano. No Consistório de 21 de Fevereiro de 2009, Bento XVI anunciará as datas em que os novos santos sobem aos altares. Este Consistório é um acto formal no qual o Papa pede aos Cardeais para confirmarem os processos de canonização já concluidos. O processo referente a Nuno Álvares Pereira encontra-se concluído desde a Primavera de 2008.

    Fiquem bem😛

  35. sara26leal said

    Boa ideia professor! (vem mesmo a calhar)

    Nuno Álvares Pereira nasceu em 1360 e faleceu a 1431.
    É filho ilegítimo de D.Alvaro Gonçalves Pereira, Prior do hospital.Ao seus 13 anos foi para a corte e torna-se grande amigo do Mestre de Avis.Recebeu de D.João I os títulos de 3º conde, de Ourem de 7º conde de Barcelos e 2º conde de Arraiolos.

    Mandou edificar o Convento de Santa Maria do Carmo, em Lisboa, onde morreu, com a fama de santo.

    Desde o século XV, que é objecto de culto, o que foi reconhecido pelo Papa, em 1918.
    🙂

  36. sara26leal said

    Encontrei agora num site um livro que se chama «Vida e Obra de Dom Nuno Álvares Pereira o Santo Condestável» que foi editado em 2008. A editora é Via Occidentalis e o autor é G. Leslie Baker.

    Aqui têm o site se quiserem descobrir mais.

    http://www.wook.pt/ficha/vida-e-obra-de-dom-nuno-alvares-pereira/a/id/201056

    O livro fala um pouco da sua canonização.
    🙂

  37. Anónimo said

    Olá, porque estão a meter os trabalhos neste post?? :O
    É que, o stôr não disse nada ao meu grupo para pôr aqui algo e achei um bocado mal porem aqui os vossos trabalhos. Não têm nada a ver com os aniversários😦

  38. Anónimo said

    Ah e por acaso iria pôr um post sobre o Nuno Àlvares Pereira, mas pelo vistos não é preciso😦

  39. Anónimo said

    Ía* e não iria.

  40. elsapinto said

    Os anónimos são meus, da ELSA😀 (estou com problemas aqui no pc)

  41. elsapinto said

    Oqay já reparei o comentário do professor. Mas nem deram tempo para pôr o post😦

  42. elsapinto said

    No* e não -o.

  43. ruidaniel said

    Vocês são umas apressadas! O professor não disse qual era a actividade que devemos fazer. Acho que só sugeriu ao grupo colocar uma actividade sobre Nuno Álvares Pereira.😛

  44. elsapinto said

    Pois Rui, eu concordo contigo. Fiquei um bocado chateada porque eu ía meter um post e nem tive tempo sequer e não passo o dia todo aqui no blog…

  45. EvaSousa said

    Nós também não passamos o dia todo no blogue por acaso temos aulas, mas vimos o comentário do professor e achamos por bem fazer, por esse ponto de vista Elsa o professor também não fazia o comentário dele neste post !!

    Ok não foi respeitado o tema do post, mas quem os respeitou a todos que atire a primeira pedra !!

  46. Anónimo said

    Sabes Eva, por vezes responder assim não se ganha absolutamente nada. Só estava a tentar dizer que ía por um post porque é um grupo que está a dinamizá-lo e não nos deram tempo de pôr um post sobre D.Nuno e isso, quem perde somos nós porque gostaríamos de trabalhar.

  47. elsapinto said

    Em cima sou eu😀

  48. sara26leal said

    sim, Elsa, concordo contigo apesar de já ter colocado a minha pesquisa aqui neste post.

    Peço desculpa ao grupo😦

  49. sara26leal said

    E já agora meninas, torno a repetir que temos de descobrir qual a data de aniversário do stor..
    😉

  50. EvaSousa said

    Ei tu é que levaste mal !
    Só disse que como stor fez o comentário nós achamos por bem fazer !
    Dizeste que não passavas o dia todo no blogue, nós também não, isso não impede que não tenhámos visto o comentário !

    Elsa não queria ganhar nada com o comentário apenas estava a mostrar o meu ponto de vista, nada mais !
    Vocês não perdem nada, termos feito aqui a pesquisa só mostra que nos interessou vir ao blogue e participar!

  51. martasilva said

    Bem, concordo com a Elsa, até podíamos ter criado um post mesmo para esse trabalho, até porque este não tem realmente nada haver, mas vocês adiantaram-se.

    Acho que isso até é bom!

    Fiquem bem!🙂

  52. mariana16 said

    Esta discussão está muito “acelerada”. Calma.

    No meio desta discussão toda não percebi se posso fazer aqui o meu trabalho ou se vocês (grupo) vão colocar um post para quem não fez aqui o trabalho, fazer noutro.

  53. EvaSousa said

    Não está nada acelerada!!
    😛

  54. Márcia Daniela said

    Olá!
    Aqui vai o meu trabalho:

    D. Nuno Álvares Pereira (1360-1431)
    “Filho ilegítimo de D. Álvaro Gonçalves Pereira, prior do Hospital. Veio para a corte aos 13 anos, e é armado cavaleiro por D. Leonor Teles com o arnês do Mestre de Avis, de quem se torna amigo. Adere à causa do Mestre, que o nomeia fronteiro da comarca de Entre-Tejo-e-Odiana. Foi depois condestável do reino e mordomo-mor. Recebeu de D. João I os títulos de 3º conde de Ourém, de 7º conde de Barcelos e de 2º conde de Arraiolos. Professou em1423 na Ordem dos Carmelitas, tomando o nome de Frei Nuno da Santa Maria. Mandou edificar o Convento de Santa Maria do Carmo, em Lisboa,, onde morreu, já com fama de santo. Desde o século XV que é objecto de culto, o que foi reconhecido pelo Papa, em 1918. É chamado Santo pelos Portugueses e pelos Carmelitas, e Beato pela restante Igreja”
    🙂

  55. Márcia Daniela said

    Desculpem, mas não tinha visto o trabalho da Sara, e eu tenho umas informações parecidas com as delas, apesar de falar sobre mais coisas
    😦

  56. Márcia Daniela said

    Já agora vi um site que fala sobre a Batalha de Aljubarrota, se quiserem passar por lá, têm aqui o site :

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Aljubarrota

    🙂

  57. mariana16 said

    Eu conheço-te Eva Sousa!

    Agradecia que me respondessem ao comentário 51.

  58. EvaSousa said

    Acério pela minha parte não está !!
    😀

  59. elsapinto said

    Mariana, hoje vou falar com o professor, agora fazer outro post e metade dos trabalhos ficarem aqui também não fica muito organizado. E o professor só deu uma ideia tal como o Rui disse. E não está nada acelarado, só acho que deviam pelo menos respeitar o grupo aqui no blogue.😀 Fiquem bem.

  60. EvaSousa said

    Acho que é melhor por termo á conversa !
    Não desrespeitei ninguém !

  61. RitaKau said

    Acho que ninguém se deve chatiar por causa de um trabalho.
    Eu falo por mim, pôs aqui o trabalho, porque vi logo o comentário de professor, peço deculpa se o grupo não gostou, mas nunca pensei que isto fizesse algum mal😦

  62. Mariana16 said

    Posso então fazer aqui o meu trabalho?

  63. mariana16 said

    De qualquer maneira eu coloco aqui o meu trabalho. Fala sobre a participação de Nuno Álvares Pereira nos “Lusíadas”.

    Nuno Álvares Pereira recebe por parte de Camões a consideração dada aos grandes heróis da pátria. Na condição de artífice da vitória na Batalha de Aljubarrota, que impediu a dominação castelhana durante a crise de 1383-1385, o Condestável terá um espaço, em termos de quantidade de estâncias, que poucas personagens terão. Os adjectivos com que o poeta qualificará a pessoa e as acções do herói também são representativos da deferência que lhe tem Camões. Nuno Álvares Pereira é forte, feroz, leal, verdadeiro, grande, valoroso, entre outros adjectivos que lhes ressaltam as qualidades físicas, morais e éticas. Ou seja, toda a descrição procura qualificá-lo como figura central e responsável não só pela vitória na Batalha de Aljubarrota, mas também pela construção e afirmação da liberdade do reino, governado por um novo rei, alçado ao trono por uma nova dinastia, a de Avis.

  64. sara26leal said

    Mariana, penso que te enganaste no número do comentário, porque o comentário número 51 é da Marta!~~
    😉

  65. mariana16 said

    Pois… obrigada Sara. O comentário é o nº52.

  66. sara26leal said

    Pois Mariana.

    Mas penso agora que podes colocar a pesquisa , neste post.

    mas acho que o melhor, é alguém do grupo que está a comentar o blog, te responder a essa questão.
    😉

    bom Carnaval.

  67. elsapinto said

    Agora que começaram podem meter aqui as tais pesquisas, se quiserem mas brevemente terão aqui outro trabalho.

  68. mariana16 said

    Obrigada Elsa mas já fiz aqui o meu trabalho. Obrigada à mesma.

  69. pricunha said

    Olá Olá
    =)

    Bem aqui vai a pesquisa:
    Nas comemorações de aniversário é comum ter convidados da família e amigos. Alimentos bastante comuns são: bolo, Brigadeiro doce , beijinhos de coco,cajuzinho,olho de sogra, outros doces, salgadinhos, refrigerantes, cerveja e outros tipos de bebida.
    Numa festa é comum, principalmente em aniversários infantil, que se tenha balões, chapéus de papelão, pratos e talheres plásticos e normalmente as pessoas colocam painéis temáticos e tecidos atrás da mesa. Eventualmente palhaços,mágicos ou outros tipos de artistas são contratados para animar a festa.

    Falei de tudo em geral!
    abraço

  70. kati said

    besteira<<<<<<<<<<<<<<<<<<<absurda

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: