As letras do 9ºD

Blog dos alunos do 9ºD da Escola EB 2/3 de Penafiel N.º2

Actas do “Concílio Dos Deuses”

Posted by leticia15 em Fevereiro 10, 2009

Olá a todos!

Neste post, devem apresentar as actas do “Concílio dos Deuses” que ficaram para trabalho de casa.

images

Bom trabalho!😀

 Bruno Esteves, Letícia, Priscila e Rui Pedro

91 Respostas to “Actas do “Concílio Dos Deuses””

  1. Anapinto94 said

    Olá😀

    Isto não era para trabalho de casa?

    Vamos ter de passar para aqui na mesma ou basta fazer aqui?

  2. Anapinto94 said

    Bem sou mesmo perspicaz momento inédito!

    FUI A PRIMEIRA A COMENTAR !

    Xau🙂

  3. mariana16 said

    Grupo, o professor disse que não era para fazer o trabalho aqui. Que fazemos agora? No caderno à mesma? Não me importo de fazer aqui o meu…

  4. Márcia Daniela said

    Estou como a Mariana, o professor disse que era para fazer numa folha, “como antigamente” !!
    Que fazemos?

    :S

  5. vanessa94 said

    Olá !
    Então é um trabalho do grupo por isso fazemos aqui, também não custa nada passar para aqui.

    Fiquem bem😛

  6. EvaSousa said

    Pois … levanta-se a a questão ! 😛

    Também não custa nada passar para aqui … quem poder claro, quem não poder leva para a aula !
    😉

  7. vanessa94 said

    Concordo com a Evinha , fazemos como temos feito até agora . 🙂

  8. Então a acta é para fazer no blog, certo?!😉

  9. vanessa94 said

    Diana eu penso que sim , é um trabalho que o grupo colocou no blog por isso de certeza que é para fazer.
    Eu vou fazer. Esclarecida ?😀

  10. ruidaniel said

    Eu acho que é para pôr aqui no blog, visto o grupo dinamizador ter sugerido que se pusesse aqui. Aqui vai a minha acta.

    Aos dezassete dias do mês de Novembro de mil quinhentos setenta e dois, pelas quinze horas e trinta minutos, no Monte Olimpo, realizou-se uma reunião dos deuses do Olimpo com o único ponto de trabalho:
    – Tomada de decisão sobre a chegada ou não dos portugueses à Índia.

    Estiveram presentes Júpiter, Baco, Vulcano, Vénus, Apolo, Marte e Mercúrio, não sendo registada nenhuma ausência. A reunião foi presidida por Júpiter.

    Júpiter deu início à reunião dizendo que os portugueses deveriam chegar à Índia por serem um povo bravo e guerreiro. Apresentou muitos argumentos em defesa dos portugueses. Segundo Júpiter, o povo português tinha passado grandes perigos e todos os deuses deveriam não só permitir a chegada dos portugueses à Índia, mas também ajudá-los a alcançar o seu objectivo.
    De seguida, Baco manifestou-se contra os portugueses. Fundamentou a sua opinião dizendo que os seus feitos no Oriente cairiam no esquecimento se lá passasse o povo português.
    Vénus manifestou a sua opinião dizendo que gostava do povo português devido às semelhanças com o povo romano. Também falou que a língua portuguesa era muito parecida com a língua latina. Disse que sabia que os portugueses seriam sempre bem recebidos onde quer que chegassem.
    Novamente interveio Marte em defesa dos portugueses, fazendo referência à bravura desse povo e afirmando que Baco era suspeito nas suas afirmações.
    Por último, Marte afirmou que Júpiter não deveria voltar atrás nas suas decisões. Júpiter concordou e ficou então decidido que os portugueses descansariam e abasteceriam na costa africana, seguindo mais tarde o seu caminho até à Índia.

    E nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão, da qual se lavrou a presente acta que, depois de lida e aprovada, vai ser assinada, nos termos da lei.

    O Secretário – Rui Daniel
    O Presidente – Júpiter
    😉

  11. vanessa94 said

    Custa-me muito dizer isto mas, gostei da tua Acta Rui Daniel. 😀

  12. ruidaniel said

    Custa-te porquê?😦

  13. José Ferreira said

    Temos secretário!🙂

    Em relação à elaboração das actas, tenho a dizer que de facto tinha ficado combinado que as mesmas seriam para fazer no caderno diário a caneta ou esferográfica.
    Não podendo uma acta manuscrita ser apagada ou rasurada, e em caso de engano, exigir que se escreva a palavra “digo” e em seguida a forma correcta, a ideia seria testar a vossa concentração e correcção na escrita. No final, ver-se-ia quais os que precisaram de a passar por mais do que uma vez.🙂

    Assim sendo, e para que ninguém fique triste ou confuso, podem passá-la para aqui, mas também escrevê-la para o caderno.😀

  14. EvaSousa said

    Ok ! 😉
    Eu vou fazer no caderno e depois passo aqui para o blogue, mas isto mais tarde, agora vou estudar ciências !! 😛

    LoOl … bom estudo !

  15. sara26leal said

    Fazes bem Eva! (digo isto porque vou fazer o mesmo que tu)
    🙂

  16. ze27 said

    pessoal o professor disse que as actas não eram para por no blog

  17. Andreia Fileno said

    Professor qual é o prazo ?
    É até quinta ?
    Como temos teste e assim, se fosse pelo menos até ao fim de semana, seria uma ajudinha!😉

  18. EvaSousa said

    Pois Andreia, até acho que é tpc !😛

  19. José Ferreira said

    Ze27: lê bem o meu comentário (n.º13), porque eu não disse isso. Não confundas! O que eu disse é que a acta era para fazer no caderno diário, e depois podiam colocá-la aqui no blogue.

    Andreia: Amanhã faremos as leituras das actas e sistematizaremos as suas características, pelo que não faz muito sentido adiarmos este trabalho.

  20. martasilva said

    Olá, aqui está o meu trabalho:
    Acta do Concílio dos Deuses

    Aos dois dias do mês de Fevereiro de mil quatrocentos e dessazeis, pelas 16 horas, no Olimpo, realizou-se uma reunião de Deuses, com a seguinte ordem de trabalhos:
    Ponto um: Decidir o futuro dos portugueses no Oriente.
    Estiveram presentes todos os Deuses, segundo uma ordem hierárquica, não se tendo verificado a ausência de nenhum deles.
    A reunião foi presidida por Júpiter, o Rei dos Deuses. Júpiter defendeu que os portugueses fossem ajudados na sua chegada à Índia, apoiado por Vénus e Marte, que comparavam os portugueses aos romanos e os elogiavam como sendo um povo corajoso e guerreiro. Baco, pelo contrário, estava em desacordo. Este dizia que o povo lusitano não devia ser ajudado porque com a sua chegada à Índia, os feitos heróicos do Deus do Vinho iam ser esquecidos. No entanto, o conjunto dos Deuses tomou a sua decisão e chegaram à conclusão de que iam tomar o partido dos Portugueses.
    E, mais nada havendo a tratar, foi encerrada a sessão, da qual se lavrou presente acta que, depois de lida e aprovada, vai ser assinada, nos termos da lei.

    O Presidente:
    Jupiter
    A Secretária:
    MartaSilva

    Espero que gostem!😀

  21. Anapinto94 said

    Olá mais uma vez

    Aqui vai a minha acta:

    Aos treze dias do mês de Dezembro de mil quatrocentos e oitenta e dois, pelas dezoito horas,no Olimpo, realizou-se uma reunião das “cousas futuras do Oriente”, com a seguinte Ordem de trabalhos:
    – Júpiter iniciou a reunião alegando que os Portugueses deveriam chegar à Índia pois enfretaram perigos, batalhas e até o furor dos ventos inimigos.
    – De seguida Baco expressou a sua opinião este dizendo que não concordava com a chegada dos Portugueses ao Oriente pois após a chegada destes seus feitos tão importantes seriam esquecidos.
    – Vénus tal como Baco opinou mas esta a favor dos Portugueses. Vénus era a favor devido à grande semelhança dos Portugueses com os Romanos pela sua língua Latina e também porque Vénus com a chegada de estes ao Oriente seria homenagiada.
    – Marte toma partido de Vénus este também concordava pois voltou afirmou a bravura Portugueses e diz também a Júpiter que não ouvisse Baco pois este era invejoso e mau de coração isto é que não volta-se atrás com a sua palavra.
    – Júpiter toma a decisão que os Portugueses irão chegar à Índia.

    A reunião foi presidida por Júpiter.

    E, nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão, da qual se lavrou a presente acta que, depois de lida e aprovada, vai ser assinada, nos termos de lei.

    O Presidente:
    Júpiter
    A Secretária:
    Ana Pinto

    😀

    Fim!

  22. Anapinto94 said

    Falta uma coisa

    Estiveram presentes todos os deuses do Olimpo.

    Xau

  23. mariana16 said

    Daqui a pouco coloco o meu trabalho aqui.

  24. filipasp said

    Olá!😀
    Aqui está a minha acta:

    Aos dezasseis dias do mês de Fevereiro de mil quatrocentos e cinquenta, pelas 9 horas, no Monte do Olimpo, realizou-se uma reunião de Deuses, com a seguinte ordem de trabalhos:
    Ponto um: Decidir o futuro dos portugueses no Oriente.
    Estiveram presentes Júpiter, Vénus, Mercúrio, Vulcano, Baco, Marte e Apolo não se tendo registado a ausência de nenhum deles.
    A reunião foi presidida por Júpiter.
    Júpiter defendeu que os portugueses devem continuar a sua viagem e chegar à índia porque terem navegado por mares nunca dantes navegados, estarem cansados desta difícil viagem e merecerem ser recompensados pelo esforço. Vénus e Marte são da mesma opinião que Júpiter. No entanto, Baco, deus do vinho, não é da mesma opinião pois receia que os seus feitos sejam esquecidos no Oriente.

    E nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão, da qual se lavrou presente acta que, depois de lida e aprovada, vai ser assinada, nos termos da lei.

    O Presidente:
    Júpiter

    A Secretária:
    Filipa (deusa da enorme generosidade)

  25. mariana16 said

    Aos vinte e sete dias do mês de Outubro de mil quatrocentos e quarenta e oito, pelas três horas, no Olimpo, realizou-se uma reunião de Deuses com a seguinte ordem de trabalhos:
    Ponto um: Decidir qual o destino dos portugueses.

    Estiveram presentes todos os Deuses do Olimpo.
    A reunião foi presidida por Júpiter que tomou a decisão de que os portugueses chegarão à Índia. Vénus e Marte apoiavam esta decisão, manifestando as suas razões. Apenas Baco, que por medo de que os seus feitos caíssem em desuso, preferia que os portugueses por ali ficassem.

    E, nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão, do qual se lavrou a presente acta que, depois de lida e aprovada, vai ser assinada, nos termos da lei.

  26. EvaSousa said

    Sim…sim … deusa da generosidade … ahahahha !😛

    A brincar …😉

  27. Márcia Daniela said

    Estou a ver que todas as actas estão muito boas, parabéns🙂

  28. carlosdragon said

    Aos dezasseis dias do mês de Fevereiro de mil quatrocentos e quarenta e dois, pelas, treze horas no Olimpo.
    Realizou-se uma reunião dos deuses do Olimpo com o seguinte plano de trabalho:
    tomar uma decisão quanto ao destino dos portugueses.
    Estiveram presentes todos os deuses.
    A reunião foi presidida por Júpiter.
    Júpiter defende os portugueses devido aos seus feitos.
    Baco, deus do vinho, não é da mesma opinião pois receia que os seus feitos sejam esquecidos no Oriente.
    Vénus e Marte são da mesma opinião que Júpiter.
    A reunião termina com a decisão de Júpiter.
    Os portugueses chegaram a Índia.

    E, nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão, do qual se lavrou a presente acta que, depois de lida e aprovada, vai ser assinada, nos termos da lei.

  29. Márcia Daniela said

    Olá, aqui vai o meu trabalho de casa:

    Aaos, «digo» Aos 10 dias do mês de Setembro de mil quinhentos e quinze, pelas quinze horas e quinze minutos, no Olimpo, realizou-se uma reunião de deuses, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
    Cousas futuras do Oriente
    Estiveram presentes todos os Deuses, não se registou a falta, «digo» ausência de ninguém.
    A reunião foi presidida por Júpiter, que manisfestou-se dizendo que os portugueses eram um povo guerreiro e muito corajoso.
    Depois Baco, que não estava a favor que os portugueses chegassem à Índia, pois dizia que se chegassem lá os seus feitos iriam ser esquecidos.
    Vénus seguia-se dizendo que o povo português deveria chegar à Índia, apresentando como argumentos o facto de os portugueses terem uma língua parecida com a língua latina e que tinham semelhanças com os romanos.
    Marte, que estava a favor dos portugueses interviu duas vezes, a primeira diz que os portugueses são um povo forte e que Baco tem mau coração, a segunda foi para pedir a Júpiter que não voltasse a traz com a sua decisão.
    Ficou então decidido que os portugueses seguiriam viagem até è Índia.
    E, nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão, da qual se lavrou a presente acta que, depois de lida e aprovada, vai ser assinada, nos termos da lei.

    O Presidente: Júpiter
    A Secretária: Márcia

    Espero que esteja mesmo aprovada😛

  30. Márcia Daniela said

    Devo pedir desculpa por dois enganos:
    -escreci 10 assim e deveria ter escrito dez assim;
    -os espaços devem-se ao facto de eu ter trancado com um risco, só que aqui não aparece.
    🙂

  31. EvaSousa said

    Aos quinze dias do mês de Agosto de mil quatrocentos e noventa e oito, pelas quatorze horas, no Olimpo, realizou-se uma reunião de Deuses, com a seguinte ordem de trabalhos:
    Ponto um : Decisão sobre a chegada ou não dos Lusitanos á Índia.

    Estiveram presentes todos os Deuses, pelo que não se registaram ausências.

    A reunião foi presidida por Júpiter, o Pai dos Deuses.
    Júpiter iniciou a reunião manifestando o seu desejo que os Lusitanos chegassem á Índia, uma vez que no seu ponto de vista, já passaram por muitas adversidades e por isso merecem ser recompensados com a sua chegada.
    Todos os Deuses concordaram com as afirmações do Presidente, apenas Baco, o Deus do Vinho discordou, afirmando que se os Lusitanos chegassem á Índia, o povo daquela região iria esquecer os feitos á muito realizados por ele naquelas paragens. Sendo contrariado desde logo por Marte que se manifestou grandiosamente afirmando que Baco era invejoso e que por isso Júpiter não deveria escutar seus argumentos.
    Júpiter consentiu as afirmações de Marte e deu assim como decidido a chegada dos Lusitanos á Índia.

    E, nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão, da qual se lavrou a presente acta, que depois de lida e aprovada, vai ser assinada, nos termos da lei.

    O Presidente:
    Júpiter
    A Secretária:
    EvaSousa 😉

  32. EvaSousa said

    Ai enganei-me era: decidida a chegada e não “decidido a chegada”.
    😛

  33. elsapinto said

    Professor, eu fiz a acta no caderno, mostro-lhe e depois paço para aqui pode ser ?

  34. elsapinto said

    passo *

  35. ruidaniel said

    Márcia

    Não sei por que é que, ao te enganares a escrever, puseste “digo”.
    Só o deves fazer quando a acta é escrita à mão. No PC podes corrigir facilmente.😉

  36. Alcino said

    Aos quatro dias do mês de Dezembro de mil quinhentos e setenta, pelas quinze horas, no monte Olimpo, realizou-se uma reunião dos seuses dos sete céus, com a seguinte ordem de trabalhos:
    – Ponto um: Destino da viagem marítima dos Portugueses à Índia.
    Estiveram presentes todos os Deuses, pelo que não se registou a ausência de algum deus.
    A reunião foi presidida por Júpiter,
    Júpiter defende os seus argumentos disendo que os Portugueses deveriam chegar à Índia,
    Baco, não gosta desta ideia pois se os Portugueses chegassem à Índia iria perder toda a sua fama
    Vénus defendia os portugueses, apoiada por Marte que dizia que Baco tinha coração danado e que Júpiter não deveria tornar a sua decisão atrás,
    Júpiter decidiu que os Portugueses mereciam chegar à Índia,
    E, nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão, da qual se lavrou a presente acta que, depois de lida e aprovada, vai ser assinada, nos termos da lei.

    O Presidente:
    Júpiter
    O Secretário:
    Alcino

  37. vanessa94 said

    Aqui vai a minha Acta:

    Aos dezanove dias do mês de Agosto de mil quinhentos e sete, pelas dezasseis horas, no Olimpo, realizou-se uma reunião de Deuses, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
    Ponto um: Cousas futuras do Oriente.

    Estiveram presentes todos os deuses, não se tendo registado a ausência de nenhum deles.

    A reunião foi presidida por Júpiter, deus dos raios e dos trovões e que decidiu que os portugueses deviam chegar à Índia, da mesma opinião era Vénus que dizia que se tratava de uma gente muito semelhante ao seu povo latino e tinham uma língua muito semelhante ao latim. Marte que era um dos apoiantes de Júpiter, dizia que este já tinha tomado a sua decisão e não poderia voltar atrás. Um dos opositores do concílio foi Baco, que não queria perder o domínio de todo o Oriente e tinha receio que todo o seu sucesso na Índia fosse esquecido, se os portugueses lá chegassem.
    A decisão final é ajudar o povo português na sua viagem, até à Índia.

    E, nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão, da qual se lavrou a presente acta que, depois de lida e aprovada, vai ser assinada, nos termos da lei.

    O Presidente:
    Júpiter
    A secretária:
    Vanessa😉

  38. vanessa94 said

    Peço desclpa de só ter colocado a Actq hoje mas tive de estudar. 🙂

  39. vanessa94 said

    *desclpa – desculpa
    Actq – Acta 😛

  40. vanessa94 said

    Este grupo já passaram a pasta ?😛

  41. vanessa94 said

    Enganei-me no verbo deveria ser “passou” e não passaram.🙂

  42. Dianacorreia said

    Olá

    Acta do Concilio Dos Deuses

    Aos doze dias do mês de Abril de mil quatrocentos e setenta e oito pelas catorze horas no Olimpo realizou-se uma reunião de concilio, com a seguinte ordem de trabalhos.
    Ponto um: Discussão e decisão da passagem dos Portugueses para a Índia.
    Estiveram presentes todos os Deuses, não se registando qualquer ausência.
    A reunião foi presidida pelo imponente Júpiter que logo iniciou o seu discurso.
    Júpiter após ter dito que os Portugueses deviam chegar á Índia teve a seu favor Vénus que ao acordar essa decisão alegou que os portugueses eram um povo bom e que a sua língua derivava do latim merecendo chegar á Índia. Da mesma opinião era Marte que concordou com a Deusa.
    Baco deus do vinho depressa se opôs dizem que os portugueses iriam lhe roubar a reputação que ele tinha lá deixado. Após Baco ter falado Marte manifestou-se dizendo a Júpiter que não podia mudar de decisão pois só os fracos é que o fazem, decidindo-se então que os Portugueses deviam chegar á Índia.

    E nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão, da qual se lavrou a seguinte acta, que depois de lida e aprovada, vai ser assinada nos termos da lei.

    O Presidente:
    Júpiter
    A secretária:
    Diana Correia🙂

  43. sara26leal said

    Estive a ler as actas e reparei que algumas pessoas, na data colocaram a do dia do seu aniversário!:)

    vejo já aqui colocar a minha embora ela seja um pouco grande!
    🙂

  44. sara26leal said

    Acta do Concílio dos Deuses:

    Aos vinte e seis dias do mês de Janeiro de mil duzentos e setenta e seis, pelas catorze horas da tarde, no Olimpo, realizou-se uma reunião de Deuses com a seguinte ordem de trabalho:
    • falar sobre as cousas futuras do Oriente;

    Estiveram presentes Marte, Neptuno, Baco, Vulcano e Vénus. A reunião foi presidida por Júpiter, o pai eterno dos Deuses. Estes deuses foram convocados por Júpiter e este mandou Mercúrio (mensageiro dos Deuses) convocar todos para a reunião. Estes iriam falar sobre as cousas futuras do Oriente, ou seja, tomar uma decisão sobre a chegada (ou não) dos portugueses à Índia.
    Júpiter começou por dizer que a sua decisão era os portugueses chegarem à índia, pois são guerreiros e corajosos. Baco não queria que os portugueses lá chegassem, por que não queria deixar de ser falado e estes tiravam-lhe a fama pelos seus feitos gloriosos. Neptuno apoiava a decisão de Baco. Vénus dizia que os portugueses tinham todo o direito de lá chegar, porque são gloriosos nos seus actos e que ainda a língua deles lhe fazem lembrar a língua latina. Vulcano apoiava Vénus pois ela era a sua amada e ele tomaria a mesma decisão que esta também tomasse. Marte dizia a Júpiter para não voltar atrás se a sua decisão já estava tomada.

    Então, a decisão foi tomada e decidiram dar rumo aos portugueses e ajudá-los.

    Não havendo outro assunto qualquer a tomar, a reunião foi dada como encerrada.

    O Presidente: Júpiter
    A Secretária: Sara Leal
    🙂

  45. EvaSousa said

    Bem, eu cometi um erro gravíssimo !!

    Escrevi na minha acta “quatorze” em vez de catorze !

    Peço desculpa !! 😛

  46. pricunha said

    Acta do Concílio dos Deuses no Olimpo

    Aos 6 dias do mês de Janeiro de 1556, realizou-se pelas 14h30m, no Olimpo, uma reunião de Deuses onde foi tratado o seguinte pnto de interesse: as cousas futuras do Oriente.
    Nesta reunião estiveram presentes todos os Deuses do Olimpo, pelo que não se manifestou a ausência de nenhum deles.

    A reunião foi presidida po Júpiter.
    Este começou a reunião dizendo que, para ele, os portugueses deveriam continuar viagem até a Índia, pois eram muito corajosos e guerreiros. Mas houve um Deus, Baco, que manifestou uma opinião contrária, porque tinha medo de ser esquecido.
    Entretanto, Baco era ali apenas o que não concordava com o discurso de Júpiter, o Pai dos Deuses, pois outros deuses, como Vénus e Marte, intervieram para manifestar o seu apoio aos portugueses, ou seja, concordava com o que Júpiter dizia.

    A decisão final foi tomada: Os Deuses do Olimpo iriam ajudar e apoiar os Lusitanos na sua viagem até a Índia.

    Não havendo nada mais a declarar, dá-se como terminada esta reunião do Concílio dos Deuses no Olimpo.

    Presidente: Júpiter
    Secretária: Priscila Cunha
    😉

  47. elsapinto said

    No dia 14 de Novembro de 1517, pelas 16:40 horas no Olimpo, realizou-se uma reunião de Deuses para tratar das cousas futuras do Oriente. Estiveram presentes os seguuintes Deuses: Apolo, Baco, Júpiter, Marte, Mercúrio, Neptuno, Vénus e Vulcano. A reunião foi presidida por Júpiter.

    Júpiter ocm o objectivo de falar dos Lusitanos, começa a dizer que o destino destes já não se quebra. Antes de acabar o seu discurso disse que os Lusitanos sejam bem recebidos ana costa da África Oriental para descansarem e de seguida seguirem o rumo.
    A voz de Baco alevanta-se e este Deus não concorda, dizendo que os Portugueses não podem chegar à Índia, pois, perderá os seus feitos. Vénus defendia o contrário, estando a favor dos portugueses pela origem da língua ser latina e pelas qualidades dos Romanos que via nos Lusitanos. Seguidamente, Marte com o seu ar de zangado dirige-se a Júpiter, Pai dos Deuses, dizendo para não acreditar no Baco porque este é um Deus invejoso.
    No final desta discussão, o Padre Poderoso consentiu no que Marte disse e confirma a chegada dos Portugueses à Índia.

    E, nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão, da qual se lavrou a presente acta que, depois de lida e aprovada, vai ser assinada, nos termos da lei.

    O Presidente: Júpiter
    A secretária: Elsa Pinto

  48. Andreia Fileno said

    Visto que afinal era para trabalho de casa, vou pôr aqui a minha acta!
    Espero ainda vir a tempo.😉

    Acta do Concílio dos Deuses

    No dia dezanove de Setembro de mil quatrocentos e quarenta e oito, pelas dezassete horas, no Monte Olimpo, realizou-se uma reunião com o objectivo de:
    -Decidir cousas futuras do Oriente (a chegada dos portugueses à Índia);
    A reunião foi presidida por Júpiter, o pai dos Deuses. Coube a Mercúrio convocar os Deuses. Presentes estavam, para além destes, Vénus, Marte e Baco. Júpiter já havia decidido que os portugueses deviam de chegar à Índia. Vénus e Marte apoiavam, defendendo esta questão. Já Baco era do contra pois, temia que os seus actos heróicos caíssem em esquecimento após tal cousa.
    Nada mais havendo a tratar e, visto que as razões de Baco eram ambiciosas, foi encerrada a reunião com a decisão de que os portugueses iam, finalmente, chegar a tal morada. Depois de terminado lavrou-se esta presente acta que depois será assinada nos termos da lei mas, não antes de ser lida e aprovada.

    O Presidente – Júpiter
    A Secretária – Andreia Fileno

    😉

  49. mariana16 said

    Esqueci-me do secretário e do presidente. É muito grave?

  50. marizacg said

    Já fiz tantas actas! Às vezes bloqueava e não actava nem desactava. hehe🙂 Ainda bem que agora se pode fazer no PC, é mais fácil corrigir os erros.

    As que fiz eram bem maiores!😉

  51. mariana16 said

    Professora Marisa, sabe-me dizer se é grave esquecer do secretário e presidente sendo eu uma “amadora” em actas? Digo professora Marisa assim como a vocês…🙂

  52. marizacg said

    Mariana

    É importante escrever os nomes de todos aqueles que estão presentes na reunião. O presidente é aquele que preside a reunião, o que conduz a reunião de forma a que os assuntos sejam tratados e, portanto, é o responsável pela reunião. O secretário é aquele que escreve aquilo que é dito e decidido na reunião. É evidente que não é o único responsável pelo que lá está escrito, até porque a acta só é assinada por todos, depois de lida.
    É grave? Não pode acontecer, até porque a acta não está completa se não for assinada por todos. Esqueceste-te agora, mas com toda certeza não vais esquecer mais e se um dia tiveres que fazer actas, vais ver que se torna um hábito.😉

  53. dianacatarina said

    Estão a ficar muito giras sa actas…
    ;D

  54. dianacatarina said

    *as

  55. dianacatarina said

    Até metia aqui a minha acta mas está muito má…😦

  56. Márcia Daniela said

    Está assim tão má Diana Catarina?😉

  57. Márcia Daniela said

    Rui o que disseste faz sentido e, acho que é o mais correcto, mas quando a fiz(acta)pensei que tinhamos de por «digo»!🙂

    Foi mesmo um erro, desculpem😛

  58. Márcia Daniela said

    Na aula de Matemática, eu e a Vanessa vimos uma acta feita pela D.T.🙂

  59. sara26leal said

    Pois, a professora de Ciencias tambem disse que tinha de fazer uma para a reunião!
    🙂

    Fico à espera que o próximo grupo comande o blog.;)

  60. EvaSousa said

    Tu viste a acta e eu tive o meu momento de glória !!

    Entrei na sala dos professores com a D.T. já posso dizer que entrei no sítio proibido !! 😛

    Hihihihihihihi …😉

  61. EvaSousa said

    “ciencias” – ciências
    😛

  62. Márcia Daniela said

    Sítio proibido, não sabia que tinham baptizafo a sala dos professores com esse nome!🙂

    Mas Eva, tu entraste mesmo ou ficas a dois passos da porta?😛

  63. EvaSousa said

    Entrei mesmo !!
    😛

  64. Márcia Daniela said

    ok😉

  65. RitaKau said

    Olá

    Aqui está a minha Acta do Concílio dos Deuses:
    ____ No ano de mil quatrocentos e noventa de nove, no Monte do Olimpo, realizou-se uma reunião de Deuses, com a seguinte ordem de trabalho: ___________________________________________________
    ____ Ponto Único: A deci~sao do futuro português no Oriente.
    ____ Estiveram assim presentes: Todos os Deuses do Olimpo convocados, não se tendo verificar nenhuma ausência. __________
    ____ A reunião foi presidida por Deus Júpiter. _________________
    ____ Júpiter defendia a chegada portuguesa ao Orinte, porque dizia terem passado já por graves perigos e ventos adversos, O Deus Baco contrapôs, dizendo que assim s eseriam esquecer os feitos gloriosos de seu povo. O Deus Vénus e Marte concordam dizendo que os lusitanos foram em tempos um povo romano e que a sua lingua tem origens romanas, Marte acaba por dizer que Baco só contrapõe por inveja aos portugueses. _______________________
    ____ Após as descordâncias do Deus Baco, os Deuses aacbaram por concluir que os portugueses iriam ter o seu tão esperado sucesso, a o descovrirem o caminha amrítimo para a Ìndia. _______
    ____ E, nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão, da qual s elavrou a presente acta que, depois d elida e aprovada, vai ser assinada nos termos da lei.______________________________

    O/A Presidente: Deus Júpiter
    O/A Secretária: Rita Moreira

  66. cou94 said

    Acta do “Concílio dos Deuses”
    Aos trinta e um dias de Março de mil quatrocentos e noventa e oito, pelas dezoito horas, no Olimpo realizou-se uma reunião de Deuses, com a seguinte ordem de trabalho:
    – Debater as coisas futuras do Oriente( chegada ou não dos Portugueses à Índia ).
    Estiveram presentes os Deuse: Júpiter, Baco, Vulcano, Vénus, Apolo, Marte e Mercúrio, não tendo faltado nenhum Deus. A reunião foi presidida por Júpiter.
    Na reunião convocada por Mercúrio a mando de Júpiter, debateu-se as coisas futuras do Oriente, Júpiter começou a reunião defendendo que os Portuguese s deviam chegar à Índia, pois tinham mostrado que eram um povo guerreiro e bravo. Houve alguns que o apoiaram como Vénus que disse que o povo Português tinha semelhanças com o seu povo e falavam a mesma língua. Também Marte apoiou Júpiter dizendo que não devia voltar a trás nas suas dicisões nem devia de dar ouvidos a Baco.
    Júpiter não deu ouvidos a Baco mas sim a Marte, e então ficou decidido que os Portugueses podiam descansar e seguir para a Índia.
    Secretário: Bruno Couto
    Presidente: Júpiter

  67. Márcia Daniela said

    Que engraçado, eu não consegui trancar, como a Rita fez😦

  68. EvaSousa said

    Márcia fazes underscor (não sei se é assim que se escreve) sempre seguido!! Ex: ______________
    😛
    LoOl

  69. vanessa94 said

    *deci~sao – decisão🙂

  70. vanessa94 said

    Mais um erro :
    baptizafo não seria baptizado, Márcia?
    (:

  71. RitaKau said

    Olá !
    Prii, não sei se reparaste mas na tua acta, não tens os números por extenso :$

  72. RitaKau said

    Estive a reeler a minha acta, e encontrei um erro:
    aacbaram – acabaram

  73. RitaKau said

    reeler – reler

  74. RitaKau said

    Deuse – Deuses

  75. mariana16 said

    Obrigada professora Marisa. Se fosse um teste ia ter negativa…

  76. evasousa said

    “amrítimo” – marítimo
    “s eseriam ” – se iriam
    “a o descovrirem o caminha” – ao decobrirem o caminho
    “dicisões” – decisões

  77. EvaSousa said

    Mari … “Marisa” com “z” assim: Mariza
    😛

  78. Andreia Fileno said

    Mas também existe com “s”, não existe ? :S

  79. EvaSousa said

    Existe sim, mas a “Mariza” a que a Mariana se estava a referir é com “Z”.
    😛

  80. Andreia Fileno said

    Ah… pois é!
    Nunca tinha reparado nisso.😛

  81. mariana16 said

    Se a professora não se zanga, também não preciso de o fazer.
    Tantos erros Eva. Acabei de descobrir a tua profissão: Caçadora de erros!

  82. Andreia Fileno said

    Um emprego com futuro em tempos de crise…😛

  83. EvaSousa said

    LoOl … caçadora de erros ?!
    Não ! Obrigada, gostava de ter um futuro mais promissor !!
    😉

  84. Andreia Fileno said

    Isso já é contigo, foi só uma sugestão.😛

  85. mariana16 said

    Temos que começar a pensar no futuro.🙂

  86. Andreia Fileno said

    Eu fico bem pelos lados da engenharia!😛

  87. EvaSousa said

    Mesmo … a maior parte das pessoas ainda estão indecisas, é uma escolha que pode mudar o nosso futuro !
    😛

  88. Marta Pereira said

    ola..
    Parabéns têm aqui um blog 5*..e muito bem conseguido.
    Continuem

  89. Patrícia said

    Olá. Apesar de não ser da vossa escola gostava de deixar também a minha acta do consílio dos deuses que a minha professora também pediu para fazer. Gostei muito das vossas🙂

    Aos vinte e quatro dias do mês de Julho de mil quatrocentos e noventa e nove realizou-se, pelas quinze horas um Consílio dos Deuses com a seguinte ordem de trabalhos: ————————-
    Ponto Único: O futuro dos portugueses no Oriente ———————————————–
    A reunião foi presidida por Júpiter, tendo estado presentes todos os Deuses convocados
    —A abrir a sessão Júpiter constatou que se dos portugueses eles não perdem pensamento, é destino que os humanos se esqueçam dos antigos para dar lugar aos portugueses. Recordou os feitos heróicos realizados pelos portugueses, como terem derrotado os mouros e castelhanos e valorizou-os com o facto de os terem conseguido mesmo com um poder tão singelo e tão pequeno. Declarou, também, que já lhe estava prometido pelo Fado eterno que tenham longos tempos de governo no mar do Oriente e que por terem passado por muitos perigos e estarem cansados da viagem devem ser bem recebidos na costa africana para descansar e abastecer os navios. Mostrando assim a sua vontade de apoiar os portugueses na sua viagem à Índia. ——————
    —Baco não concordou com Júpiter por recear que esqueçam no Oriente os seus feitos e fama se por lá passarem os portugueses. —————————————————————-
    —Vénus discordou de Baco e apoiou Júpiter, argumentando com as qualidades do povo português semelhantes ás do povo romano. Ela apoiava a gente lusitana porque a ela estava afeiçoada e na sua língua com pouca corrupção ela via língua latina. ——————————————
    —Marte, levantando-se para expor as suas razões de defesa dos lusos, repôs a ordem na reunião. Marte dirigiu-se a Júpiter e disse-lhe que não desse ouvidos a Baco, pois eram lacunas de quem tinha inveja e incentivou-o a não voltar atrás com a decisão anteriormente tomada, pois seria sinal de fraqueza. ———————————————————————–
    —Júpiter concordou com o que disse Marte e espalhou o néctar sobre todos. Ficou assim decidido que os portugueses vão ser apoiados pelos deuses na sua viagem à Índia.—————-
    Nada havendo a tratar, deu-se por encerrada a sessão de que se lavrou o presente acta, que vai ser assinada nos termos da lei. —————————————————————-
    O Presidente: Júpiter
    O Secretário: Patrícia

    Espero que gostem ^^

  90. José Ferreira said

    Muito bem escrita a tua acta, Patríca.🙂 Já agora, e qual é a tua escola?

  91. olá..
    bem a minha professora me pdeiu para tpc fazer uma acta dos deuses e eu nao intendo nada..
    alguem me poderia dizer como fazer?
    por favor me ajude

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: