As letras do 9ºD

Blog dos alunos do 9ºD da Escola EB 2/3 de Penafiel N.º2

Os Lusíadas – pesquisa bibliográfica

Posted by José Ferreira em Janeiro 19, 2009

Vivam!🙂

Conforme tínhamos combinado, aqui fica uma actividade sobre “Os Lusíadas”:

lusiadas_imagem2

Fazer uma pesquisa bibliográfica na Internet sobre um estudo, uma análise de “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, e indicar um sítio de interesse para os colegas que poderá ajudar no aprofundamento da obra.

Recordo que terão de indicar as razões segundo as quais fazem desse site uma mais-valia para ser partilhado com os colegas, assim como de ir lendo as sugestões dos colegas para que não haja sites repetidos.🙂

Será benéfica e interessante a  partilha de informações (perguntas e respostas) sobre os sites apresentados.

Boas pesquisas e boa interacção!😉

42 Respostas to “Os Lusíadas – pesquisa bibliográfica”

  1. vanessa94 said

    Olá a todos !

    O site que eu escolhi é o seguinte :
    http://www.oslusiadas.no.sapo.pt

    Eu escolhi este site, porque fala de tudo que temos vindo a falar nas aulas e que viremos a falar.
    Também tem uma coisa que nos virá a ser muito útil para o estudo d’ “Os Lusíadas” que é um pequeno resumo de todos os Cantos.

    Acho que era isto que o professor pretendia .

    Fiquem bem 😉

  2. EvaSousa said

    Ola !!😛

    Devo dizer que já vi o site da Vanessa e tem coisas muito interessantes !

    Eu proponho: http://www.historia.com.pt/lusiadas/Lusiadas.htm , como um dos nossos problemas está em perceber o poema, nada melhor que este site !

    Tem tudo o que é preciso para percebermos “Os Lusíadas” de Camões.

  3. vanessa94 said

    Tenho a dizer que gostei bastante do site da Eva!
    😉

  4. José Ferreira said

    Apenas para fomentar a discussão: O que é isso ter tudo para percebermos “Os Lusíadas” e gostei bastante do site?🙂

  5. EvaSousa said

    Temos de lhe explicar tudo !!😉

    Então, em relação á minha expressão, quis dizer, que no site que escolhi, verso a verso, tem um sinónimo das palavras que possam confundir-nos, o que é importante para percebermos a obra.
    😛

  6. mariana16 said

    Já venho fazer o trabalho. Esperem uns minutos se faz favor!

  7. Dianacorreia said

    olá!!
    Vanessa e Eva, já fui ver o fosso site e acho que fizeram uma boa escolha.
    Em relação ao meu, é o seguinte:
    http://pwp.netcabo.pt/0511134301/lusiadas.htm#invocacao

    Achei este site interessante porque explica várias coisas sobre, por exemplo a estrura externa e interna e também faz um pequeno resumo de cada estrófe, o que torna “Os Lusiadas” mais fáceis de entender.
    🙂

  8. mariana16 said

    Eu disse que já cá vinha.

    Bem, eu escolhi o site:

    http://camoes9a.no.sapo.pt/os_lusiadas.htm

    Escolhi este site pois, tem o resumo de todos os cantos (e os mesmos), fala da estrutura externa e do género épico.
    Fala também dos descobrimentos, da viagem de Vasco da Gama e tem a biografia de Luís de Camões.

  9. EvaSousa said

    Diana, muito boa escolha, passo a explicar: eu tinha escolhido este site, mas depois vi o que definitivamente escolhi, e mudei pelas razões que já disse.

    LoOl…..😉

  10. mariana16 said

    Atenção, esqueci-me de dizer, os descobrimentos são relativos a Luís de Camões. Para perceberem melhor, aconselho-vos a ir visitar este site.

  11. vanessa94 said

    Estou a gostar bastante dos sites indicados pelos meus colegas .

  12. vanessa94 said

    Tenho a dizer que será uma fonte de estudo para os Lusíadas.

    Pelo menos eu vou estudar por aí , pelo menos o resumo de cada Canto !!

    Fiquem bem xD

  13. ruidaniel said

    Escolhi este site:

    http://www.resumos.net/files/lusiadas_figurasdeestilo.doc

    Achei que era boa ideia escolher este site para completar a informação dos sites fornecidos pelas minhas colegas.
    Os sites delas já são muito completos e tive dificuldade de encontrar
    alguma coisa diferente.

    Este site, dentro de cada canto, explica o que acontece em cada estrofe de um forma simples.

    Espero que seja um site importante para o estudo d`Os Lusíadas.

  14. EvaSousa said

    Rui, d’ “Os Lusíadas” .
    😉

  15. Andreia Fileno said

    Ora aqui vai o meu trabalho:
    O site é o seguinte – http://www.instituto-camoes.pt/cvc/bdc/literatura/lusiadas/index.html

    A mim pareceu-me um site interessante🙂
    Neste site podemos encontrar uma espécie de introdução e um prefácio que, entre outras coisas, contêm a elaboração do poema. Aqui também estão disponíveis os “Cantos”. Aproveito também para dizer que a Apresentação é de Aníbal Pinto de Castro.
    Não faço ideia quem seja o senhor, mas está mencionado no site!
    LOl

    Fiquem bem😀

  16. leticia said

    Eu gostei muito de um site que eu abri, mas não vai ser o que o vou propor aos meus colegas, porque é muito parecido com um que já se encontra ai num dos comentários…
    Vou ter de escolher outro.

  17. leticia said

    Uma coisa podemos dar mais que um site??
    Eu espero pela resposta e amanhã de manhã venho cá propor o meu site ou os 2 sites!
    Até manhã pessoal, e mais uma coisa amanhã não é dia de greve!😛

  18. José Ferreira said

    Letícia: penso que por agora a indicação de um bom site por aluno será o suficiente, até porque devemos esperar pela participação de todos os colegas da turma.
    Não interessa tanto a quantidade de sites por aluno, mas a qualidade dos mesmos e a interacção que possa haver sobre o que é que eles trazem de mais-valia para complemento ao estudo de “Os Lusíadas”.😉

  19. Márcia Daniela said

    Olá a todos😛

    Gostaria de dizer que os trabalhos anteriores, estão todos muito bem estruturados e são um suplemento ao estudo d “Os Lusíadas”!!!!!!

    O site que escolhi, acho que está bastante bom, pois é um bom guião de estudo d “Os Lusíadas”, contem a obra, fala sobre a vida e obra de Luís de Camões, a génese do poema, o Renascimento e muito mais!!!!!!

    http://www.citi.pt/ciberforma/ana_paulos/index.html

    Espero que aprendam muito🙂

    P.S: O meu site tem música e tudo!!!!! ahahahahahha

  20. martasilva said

    Olá.
    Bem, eu estive a pesquisar e encontrei estes dois sites. Eu sei que o professor disse que só queria um, e também concordo, se eles dizerem a mesma coisa. Mas não é esse o caso. O primeiro fala sobre os cantos e o segundo é só sobre a estrutura, ou seja, eles complementam-se um ao outro!😉

    http://www.prof2000.pt/users/secjeste/dlrc/SeucSec/Unid08/Lusres.htm
    É apenas um resumo da obra, ou seja, todos os cantos estão resumidos a um pequeno texto em prosa. Serve unicamente para percebermos os cantos como se fosse uma história, que é contada aos poucos.

    http://www.slideshare.net/rsn/os-lusadas-a-estrutura
    Mostra a estrutura da obra.

    Acho-os interessantes e espero que gostem!😀

  21. martasilva said

    Também já estive a ver os sites propostos pelos colegas (claro, era esse o objectivo) e achei o da Vanessa interessante, eu já o tinha visto.😛

  22. Anapinto94 said

    Olá

    Ainda não encontrei o site ideal!

    Mas até agora os que achei mais interessantes foram os da eva e do Rui Daniel.

    Também gostei dos outros mas os que me chamaram mais a atenção foram estes.

    Bem vou procurar um site para colocar aqui porque se não me despachar cada vez é mais dificil.

    Xau fiquem bem ,😀

  23. dianacatarina said

    Ola!
    Aqui fica o site que eu escolhi. Espero que gostem.

    http://pt.shvoong.com/books/250758-os-lus%C3%ADadas/

    Escolhi este site porque faz um breve resumo de “Os Lusíadas”. Achei bastante interessante,pois fundamenta um estudo pormenorizado para os teste e para uma melhor compreenção da obra.

  24. filipasp said

    Olá😀
    O site que eu encontrei é para uma leitura de Os Lusiadas, esperem aí, é melhor escrever d'”Os Lusíadas” senão a Evinha vem logo corrigir.me. Brincadeirinha!😀

    Aqui está:
    http://www.malhatlantica.pt/litterae/lusiadas.pps

    Depois vejam e digam o que acharam.
    Como a Ana já referiu acima, eu também gostei do site do Rui Daniel.

    Fiquem bem😀

  25. filipasp said

    Esta actividade que o professor pôs aqui dá trabalho, temos que andar a ver todos os sites dos nossos colegas e a procurar um site com informação interessante e diferente de todos os outros. Mas esse também deve ser o objectivo do trabalho😀

    Por isso, àqueles que ainda naõ fizeram o trabalho, começem a procurar que isto dá trabalho.😀

  26. José Ferreira said

    Bem observado, Filipa.😉

  27. alcino said

    ola pessoal,
    O site que escolhi é:
    http://jasg08.bloguepessoal.com/39836/LUIS-VAZ-DE-CAMOES/
    Porque neste site encontramos toda a biografia de Camões, bem como a explicação de todos os cantos que iremos estudar, a unica coisa que não tem neste site é a estrutura interna e externa mas isso nós já sabemos qual é.
    Ao clicarem neste link vai aparecer a biografia de Camões e para verem a explicação só precisam de clicar em seguinte que se encontra na parta de cima da página. Também era interessante que vissem o resto do site, pois este mostra tudo de bom que a nossa nação fez e o que ela era, mas também fala de assuntos da actualidade sobre a política.

    fiquem bem.

  28. elsapinto said

    Gostei bastante do site da Vanessa porque está explícito mas não quer dizer que os outros não estejam.
    Ah, não sei porquê mas o site do Rui não me abre😦 Deve ser problema técnico daqui, Lol.

    Este site é para aqueles que na aula tiveram prequiça de ler as páginas sobre Camões e sobre Os Lusíadas.Tudo neste video foi praticamente dito na aula.

    Bem, para além do site que referi em cima tem aqui outro um pouco difrente😀 é uma anedota que achei piada sobre “Os Lusíadas”, vejam :
    http://www.humornanet.com/servlet/sitem?itm=1039&mod=arq&cat=12

    p.s: Acho que o professor dava-me um belo castigo se não soubesse quem escreveu ” Os Lusíadas ”😀 ahahaha.

    Eu vou pedir desculpa pelo número de sites. E não sei se o professor irá aceitá-los. Eu achei melhor arranjar algo mais básico para aqueles que ainda não perceberam bem o contexto, já que muitos puseram outros sites a aprofundar o asssunto, achei melhor dar a base😀 Não sei se concordam, mas se não concordarem digam-me que eu ponho já aqui outro site😀
    Pus a anedota para aqueles que não gostam da obra e assim ficam a gostar , LOOl. (penso que toda a gente gosta)

    ahahah*

    Fiquem Bem.

  29. elsapinto said

    O meu comentário não aparece porquê?😦

  30. leticia said

    Stor já li o comentário que era referente a mim e é o que eu vou fazer!

  31. leticia said

    O site que eu escolhi foi: http://www.vidaslusofonas.pt/luis_de_camoes.htm.
    Este site fala sobre vários temas desde “A passagem para a India” até “Os erros e a fortuna” e tem também vários excertos da obra de Luis de Camões. Também nos dá várias informações sobre o autor e o príncipio da obra.😀

    Espero que gostem😀

  32. andreiafil said

    Tive a ver alguns dos sites que os meus colegas procuraram e acho que estão todos muito bons e interessantes.
    🙂

  33. RitaKau said

    Olá !
    Deixo-vos aqui um site com a obra completa: http://lusiadas.gertrudes.com/poesia1.html;
    E este site que contém a obra e respectiva análise desta: http://www.procampus.com.br/vestibular/resumos/lusiadas.pdf.

    Bons trabalhos😀

  34. carlosdragon said

    o site que estou a propor fala da vida, obra de luis de camões.
    fala ainda das personagens, o espaco e o tempo.
    E muitas mais coisas de interece sobre os lusiadas.
    http://www.revistacriacao.net/os_lusiadas.htm

  35. mariana16 said

    Ainda bem que fui das primeiras a encontrar um site. Depois desta gente toda já não deve ser fácil!

    Carlos, “interece” escreve-se assim: “interesse” e espaço é com “ç” e não “c”. Já agora, “propor leva acento circunflexo!

  36. Andreia Fileno said

    No geral, todos os sites estão muito bons😛

  37. José Ferreira said

    A propósito do Concílio dos deuses, recordo este site já indicado aqui: http://www.historia.com.pt/lusiadas/13.htm por conter o registo áudio das estrofes, o que vos poderá ajudar na compreensão do texto.😉

  38. Andreia Fileno said

    Obrigado Stôr🙂

  39. José Ferreira said

    Para testar conhecimentos sobre “Os Lusíadas”.🙂

    http://trutas.no.sapo.pt/hot/lusiadas.htm

  40. ruidaniel said

    Já respondi às perguntas. Algumas não sabia!😦

    Se só saísse isto no teste, já tinha boa nota! Hehe😛

  41. Guilherme_LHP said

    Alguem aqui sabe algum site de resumo do livro + na versão em prosa?

  42. AnnaCarol15 said

    geeente eu to fazendo um trabalho sobre o conto que precisa ter: espaço, tempo, enredo.. e não sei fazer, alguém pode me ajudar?

Deixe uma Resposta

 
