As letras do 9ºD

Blog dos alunos do 9ºD da Escola EB 2/3 de Penafiel N.º2

Caça ao erro…

Posted by José Ferreira em Setembro 25, 2008

Olá!

Este é um blog no âmbito da Língua Portuguesa… assim, e depois de ter reparado que aparecem alguns erros de ortografia nos vários comentários que vão surgindo, por que não um post intitulado “Caça ao erro…”?🙂

O objectivo é que as palavras com erros de ortografia vão desaparecendo…

Para isso cada um apresenta um erro de ortografia ou de acentuação que tenha encontrado nos vários comentários (claro que não vai dizer quem o escreveu, até porque muitos são comuns) e faça a respectiva correcção.

Segue o exemplo:

“aconcelho” – aconselho

Boas correcções!😉

99 Respostas to “Caça ao erro…”

  1. filipasp said

    Como muitas pessoas no teste escreveram mal Pudessem [ e só por acaso eu até fui uma delas ] vou deixar aqui a correcção :

    ” podessem ” – pudessem

    Segui o seu exemplo . Lol .🙂

    Fiquem bem

  2. filipasp said

    Fui a primeira a deixar um comentário! Ééée´..
    É que nao costumo ser a primeira em nada . Lol .

    Fiquem bem🙂

  3. evasousa said

    Pois…
    Normalmente sou eu, mas desta vez deixar ser outro!! Ahahah!!

  4. elsapinto said

    Ora , mais um post !😀
    Logo que tenha alguma palavra ou correcção a por , eu ponho !😀

    fiquem bem !

  5. ferreirajoma said

    Olá!
    Estou a gostar da interacção que se está a desenvolver na turma através do blog… Ainda há alguns alunos que não conseguiram entrar, espero que também neste aspecto haja ajuda entre os colegas .😉

  6. xerjiu12 said

    obrigado professor arranjou aqui um post para mim!!😀

  7. xerjiu12 said

    eu na apresentação dei dois erros:
    procima -> proxima;
    escrivi -> escrevi;

  8. mariana16 said

    Ola!
    Era so para dizer que em todos os meus comentarios nao ha acentos mas, e porque eles nao aparecem e eu nao sei porque.

    Ja agora, se a palavra “acentos” esta mal escrita e favor de me dizer porque tive sempre dificuldade nesta palavra.

    Obrigada

  9. ferreirajoma said

    Muito bem, Mariana, aqui vai a explicação:

    “acento” – s. m., inflexão de voz na pronúncia das palavras, sinal diacrítico para marcar a pronúncia das vogais, timbre, tom de voz, ou seja, falamos de acento (com “c”) quando estamos a falar de sinal gráfico na língua.

    “assento” – s. m., objecto ou sítio em que alguém se senta, apoio, base, ou seja, com dois “s” tem significado diferente.

    Quando era mais novo diziam-me, para não confundir, que “assento” com dois “s” era o do autocarro porque os lugares vêm normalmente dois a dois.

    Espero ter ajudado a esclarecer e que continue a haver aqui este tipo de ajuda.😉

  10. filipasp said

    Olá!🙂

    Eu estava a ler uns comentários e reparei num erro ortográfico que tinham escrito. Então é assim:

    “basiou-se” – baseou-se

    Penso que é assim a correcção mas se estiver errada avisem-me pf .

    Fiquem bem😀

  11. ritakau said

    Filipa, eu também errei no “pudessem” . . .

    Acho que cerca de metade da turma o fez !
    😀

  12. mariana16 said

    Obigada professor.
    Acho que não me vou esquecer mais dos assentos do autocarro.

  13. andreiafil said

    Foi um bom exemplo, esse dos “assentos” do autocarro😉

    Eu não reparei em nada, mas, em caso diss postarei aqui a correcção🙂

  14. andreiafil said

    Para quem não tinha encontrado nada, acabei de encontrar🙂

    Ali em cima enganei-me!
    Eu queria escrever “disso” e não “diss”.
    😉

  15. leticia15 said

    Bem eu posso-me afixar aqui, aos erros que costumo dar..

    Ah eu posso dar erros mas no teste diagnostico não me enganei em “pudesse”. :-p

  16. ferreirajoma said

    “diagnostico” – diagnóstico

  17. vanessa94 said

    Eu estava aqui a ler o diálogo da Ana e da Filipa e reparei que ela escreveu enaganei-me em vez de enganei-me.

    Vê professor já encontrei um erro!🙂

  18. vanessa94 said

    Acabei de ler as composições e encontrei 7 erros.
    moda- moeda
    detro- dentro
    euquanto-enquanto
    nuna- nunca
    qualqer- qualquer
    Ozeneiro- Onzeneiro
    divida- dívida

    Acho que me escaparam alguns, mas já encontrei bastantes!😉

  19. vanessa94 said

    Também encontrei um erro meu!!
    exrcícios- exercícios

  20. ferreirajoma said

    Muito bem, Vanessa!🙂
    2 pontos positivos: o teres lido as composições dos teus colegas e a caça aos erros.😉

  21. evasousa said

    Miguel, passatempos é assim que se escreve e não “pasatempos” como escreves-te, e é conheceis e não “conhecendes” como escreveste na tua apresentação. Espero que seja assim que a correcção. 😉

  22. evasousa said

    Portuges não, português sim!!!😉

  23. ferreirajoma said

    Olá, Eva. Entendo o teu comentário ao Miguel como uma provocação, certo?🙂
    É que o que mais interessa neste post é “caçar o erro”, e não tanto dizer quem o deu…🙂
    Já agora: “escreveste” e não “escreves-te”.😉
    Continuação de boa “caça”!😀

  24. evasousa said

    Ah, não é nenhuma provocação, só disse Miguel por dizer!!!

  25. evasousa said

    Detro- dentro

  26. evasousa said

    tambem- também
    interessants- interessantes
    situaçao- situação

  27. evasousa said

    obrgada- obrigada
    amanha- amanhã

    Bem, eu ando mesmo à “caça do erros”, mas pessoal quando virem os meus erros corrigam, não devem ser poucos!!!😉

  28. ferreirajoma said

    Boa colheita, Eva!😉

  29. evasousa said

    Bem, vou corrigir-me.😀
    Blg- blog

  30. evasousa said

    oiniao- opinião
    trbalhos- trabalhos

  31. ruidaniel said

    Pata-para

  32. evasousa said

    Estou feliz encontrei um erro do professor (desculpe mas tinha de dizer que é seu).
    Acordo- concordo

  33. evasousa said

    rvistas- revistas

  34. ferreirajoma said

    😀

  35. evasousa said

    Mester- mestre

  36. ruidaniel said

    qero-quero

  37. evasousa said

    Optima- óptima

  38. sara26leal said

    relção–relação🙂

  39. ritakau said

    trabahlo – trabalho .😀

  40. filipasp said

    olá!🙂

    Estava a ler os trabalhos de casa e encontrei este erro:
    Em ves de escreverem “queria” escreveram “cria” – confundiram o verbo querer com criar.

    Cria também é um substantivo mas no sentido da fase é o verbo querer.

    “nomiadamente” – nomeadamente

    Fiquem bem! ,-)

  41. martasilva said

    Oh prof eu encontrei ali uns erros..

    Por exemplo escreveram pesso em vez de peço..

    E já agora é Linkin Park e não Linking Park!!😀

    Fiquem bem!

  42. vanessa94 said

    O 9ºD anda com os olhinhos bem abertos.
    😉

  43. ruidaniel said

    poser – puser

  44. vanessa94 said

    Erro meu:

    ão- não
    🙂

  45. evasousa said

    Que ria- queria

    LoOl

  46. mariana16 said

    O Carlos disse:

    “procima”- próxima

    Uma dúvida: “próxima” leva acento?

  47. mariana16 said

    “vota” – Bota

    Este meu erro foi… mais vale não dizer o nome…

  48. vanessa94 said

    Sim Mariana “próxima” leva acento.
    🙂

  49. vanessa94 said

    ahahahah
    Encontrei um erro do professor, no post para escrever uma carta de reclamação o professor escreveu “Brízida” com “z” em vez de escrever “Brísida” com “s”.
    😉

  50. ferreirajoma said

    🙂

  51. vanessa94 said

    Novamente, outro erro do professor “maa” e deveria ter escrito “mas”.
    🙂

  52. vanessa94 said

    Vê professor eu não deixo escapar nada!
    😀

  53. vanessa94 said

    sor- stôr

  54. ferreirajoma said

    “Querem um concelho?” estará bem escrito?

  55. evasousa said

    Não, é “Querem um conselho”… eu digo-lhe uma coisa, não passa nada.

    Bolas!!😉

  56. monicandreia said

    eu corrijo os meus próprios erros

    escrevi “po” mas era “por”

  57. vanessa94 said

    Não está bem escrito, em bom português diz-se “Querem um conselho”.
    😉

  58. vanessa94 said

    Erro meu “a” em vez de “à”.
    🙂

  59. vanessa94 said

    E professor “empregue” escreve-se com “m” ou “n”?

  60. ferreirajoma said

    O que é que dizes? Antes de um “p”…🙂

  61. Catarina Gomes said

    … ou de um “b”…😉

  62. sara26leal said

    Antes de um «p» ou de um «b» é sempre «m» vanessa.. Como por exemplo, tambor, empatar, etc.

  63. sara26leal said

    Professor, eu sei que sabe qual é a solução certa mas «concelho» como escreveu é como por exemplo Concelho de Penafiel , etc.

    A maneira certa e escrever a palavra era e é »conselho« ou seja ajudar alguém ou mesmo dicas para o sucesso. Ou então «CONSELHO EXECUTIVO» que é uma coisa que ninguém quer ver á frente muito menos lá pôr os pés. 🙂 😉

  64. vanessa94 said

    ma – mas

  65. marciazc said

    Depois de ter lido as opiniões dos meus colegas sobre a visita ao teatro pode verificar um erro:

    onem-ontem, mas sei que por vezes quando estamos a escrever no computador falha-nos uma letra ou outra.
    🙂

  66. Catarina Gomes said

    Outro erro que já encontrei diversas vezes por aqui está na conjugação do verbo “poder”:
    – pode em vez de pude;
    – poderes em vez de puderes.

  67. marciazc said

    não se escreve uam, mas sim um

  68. marciazc said

    Não se escreve prócima, mas sim próxima

  69. marciazc said

    Não se escreve:
    maa-mas
    ba-boa🙂

  70. EvaSousa said

    talves- talvez.

  71. Márciazc said

    Num dos trabalhos que li pude ver que alguem escreveu mão, que está bem escrito, mas naquele conteisto era mesmo não que se deveria ter escrito!
    🙂

  72. José Ferreira said

    “conteisto” ou “contexto”?

  73. EvaSousa said

    “mísica”- música……….. LoOl.😉

  74. sara26leal said

    Professor, contexto e não conteisto!

    🙂

  75. EvaSousa said

    “quilo”- aquilo

    LOol….😉

  76. EvaSousa said

    “cério”- sério

  77. José Ferreira said

    “guardas-te” ou “guardaste”?
    Já agora quem constrói uma frase onde seja empregue o primeiro termo e outra para o segundo?🙂

  78. EvaSousa said

    Fui eu, não há nada a fazer dou sempre erros deste género!!😦

    Tu guardas-te bem!!😉
    Tu guardaste o meu livro!

    Deve estar mal outra vez!!!😦

  79. José Ferreira said

    Quando tiveres dúvidas, constróis frases do género e talvez os erros diminuam.😉

  80. EvaSousa said

    Vou tentar!!!😉

  81. sara26leal said

    Pois ….Agora é que o professor nos apanhou.

    Mas penso que é da maneira que a Eva escreveu!

    🙂

  82. EvaSousa said

    “Persebi”- percebi.

    Ah, já reparei em alguns comentário em que começam com letra mínuscula, em ínicios de frase usa-se letra maíuscula!!😉

  83. EvaSousa said

    *Maiúculas;
    *Minúsculas.

  84. EvaSousa said

    “Qe”- que!!!😛

  85. Mariana16 said

    Eva tens que fazer acordo com o plural, no comentário 82 deste post escreves-te: “em alguns comentário”, tem que ser “comentários”.

    Também reparei nos inícios de frase com letra minúscula e, já agora, escrever sem pontos finais é erro ortográfico? Porque também vi muitos comentários sem pontos finais no fim das frases.

  86. José Ferreira said

    Claro que escrever sem pontos finais é erro.

    Já agora, não é “escreves-te” mas “escreveste”.😉

  87. EvaSousa said

    “Entaõ”- então.

    😉

  88. mariana16 said

    Eva, és uma apressada! Eu ia corrigir esse erro! É impressionante. É raro descobrir erros e quando descubro já estão corrigidos. Ainda por cima, és sempre tu!

  89. mariana16 said

    Encontrei erros!

    Os acentos no “a” depende da situação, certo? Então muitos de vocês erram quando escrevem, por exemplo “dito á Sara” e “quanto á pena”. Os acentos são para o outro lado. Para este lado, refere-se ao verbo “Haver”.

    Lembro para não se esquecerem de letras. Pode haver alterações de ficar a pensar, pois, “preder” pode parecer “perder” mas, na verdade é prender.

    Já agora, aproveito e não se esqueçam dos acentos: “familia” – “família”.

  90. mariana16 said

    Stôr, pode dizer se está correcta a minha ideia?

    Obrigada.

  91. José Ferreira said

    O acento grave “`” só se usa quando houve numa palavra contracção de preposição com determinante ou pronome. Exemplos: “à” resultou da contracção da preposição “a” como o determinante artigo definido “a” (a+a – à); àquele (a+aquele – àquele).

    No início do 2º período, resolveremos nas aulas mais exercícios para esclarecer de vez esta questão.😉

  92. EvaSousa said

    Mari, resposta ao comentário 88: Hihihihihihihihihihihi !!!!

    😉

  93. ruidaniel said

    Um erro da minha mãe:😀

    dêm – dêem

  94. marizacg said

    😦

  95. mariana16 said

    Que graça Eva. Já me desmanchei de tanto rir!

    Boa ideia stôr. A realização destes exercícios vão-nos ajudar muito.

    Erros a corrigir que a Eva ainda não corrigiu:
    “istu”-isto
    “encntrei”-encontrei
    “Fiqem”-fiquem

  96. mariana16 said

    “qe”-que

  97. mariana16 said

    “afzr”- a fazer

  98. rita said

    “QE” – QUE

  99. Liliana said

    Isto dá para rir um pouco pois ectá completamente cheio de erros…😀
    Mas na realidade n´s rimo-nos de coisas que não dão para rir até porque quem se ri destes assuntos é a(o) primeira(o) a dar erros ortográficos indesculpáveis…

    :’)

Deixe uma Resposta

 
