As letras do 9ºD

Blog dos alunos do 9ºD da Escola EB 2/3 de Penafiel N.º2

Textos de Opinião

Posted by rute24 em Abril 6, 2009

Olá a todos! :)

montagem-ministra-da-educacao

Bem, turma propomos que elaborem um texto de opinião com os seguintes temas:

  • A Ministra da Educação; (Façam algo engraçado, cómico…)
  • O vosso filme preferido; (Façam algo que gostem e que se manifeste “realce” nesse…)

Esperamos por esses vossos textinhos!!! ;) :) ;) :)

Bom trabalho e boas férias… :)

Carlos, Patrícia, Rute, Sandra ;) 

54 Respostas to “Textos de Opinião”

  1. elsapinto said

    Uma perguntinha :D As fichas de leitura poderão ser colocadas aqui ? :D

  2. Ritakau said

    Grupo, a foto da ministra no livro ” O Código da Vinci “, é uma afronta … Não gosto nada :S

  3. Ritakau said

    Turma, não podemos colocar aqui os nossos textos d eopinião, que o stôr nos marcou para Trabalho de casa e não corrigimos ?

  4. mariana16 said

    Pergunto ao grupo a mesma coisa que a Rita. Aguardo resposta.

  5. saramoreira26 said

    eu penso que era melhor colocarmos aqui os dois..é uma opinião apenas!
    :)

    Boas férias!

  6. elsapinto said

    Estou a ver que poderíamos colocar tudo tal como a Sara disse :D Texto de opinião sobre o livro que lemos e os textos que fizemos em casa :D

    Aguardo resposta.

  7. Márcia Daniela said

    Interessante este post, espero que tenham bastantes comentários! :)

  8. Márcia Daniela said

    Aqui fica o meu texto de opinião que era para trabalho de casa:

    As escolas
    Nas escolas á cada vez mais violência, o que deveria obrigar a “Escola Segura” a estar mais em cima dos acontecimentos. Desde de 2003 que esta situação se mantém.
    Esta situação retrata bem a forma como se tratam hoje em dia os jovens. Não só em Portugal como noutras partes do mundo esta situação se vai agravando. Como responsáveis por esta situação podemos ter a própria família do jovem ou os programas de televisão que visão a violência. Neste caso sério de violência não podemos tirar uma parte boa, mas apenas ferimentos ou mesmo até mortes. Contudo, cada vez mais se fala sobre este problema nos programas televisivos, nos jornais e nas revistas.
    Voltando ao tema violência nas escolas, é certo que apenas falar na violência não chega terão de ser tomadas medidas, não matar, nem censurar, como nos tempos antigos, mas tentar criar aulas de apoio aos alunos mais agressivos, para tentar apelar a uma atitude mais digna do mesmo.
    :)

  9. Márcia Daniela said

    Já agora gostaria de fazer um aparte, no texto de opinião disse: “,é certo que apenas falar na violência não chega terão de ser tomadas medidas,…” isto
    pode-se aplicar a uma frase que gosto muito, que é: Um grama de acção vale mais do que uma tonelada de teoria.
    ;)

  10. elsapinto said

    Márcia, boa frase :D Adorei .

  11. leticia said

    Afinal as fichas de leitura vão para onde?
    Vão ser colocadas aqui neste post?

  12. Ritakau said

    Grupo, agradecia resposta !

  13. Márcia Daniela said

    Olhem, desculpem ter posto aqui o trabalho de casa, julgava que era para por aqui! Se não for digam! ;)

  14. Márcia Daniela said

    Ah, Elsa obrigado! :P

  15. mariana16 said

    Grupo, continuamos a aguardar resposta!

  16. Ritakau said

    LOL Marii!
    Queria mesmo saber, senão faço outro.
    Mas queria por aqui o que foi para TPC, porque gosto dele!

  17. vanessa94 said

    Olá!
    Ainda não percebi o que é para fazer neste post!? :S
    As dinamizadoras não dão sinal de vida, e eu tal como as minhas colegas gostavamos de saber o que afinal é para fazer!!

    Fiquem bem :)

  18. dianacatarina said

    Quando é que o grupo dinamizador coloca o post para as fichas de leitura? Um beijo fiquem bem…

  19. dianacatarina said

    Não percebi bemo que é para fazer neste post. Alguém mepoderia explicar? Aguardo resposta.

  20. Andreia Fileno said

    Apesar de ainda não me ter manifestado, também aguardo por uma resposta…
    Isto está um pouco confuso e, não sei ao certo o que é para fazer neste post. :s

  21. vanessa94 said

    Eu não tenho nenhum filme preferido, gosto de vários.
    Filmes cómicos, musicais e principalmente de terror são os que eu mais gosto.
    Um dos filmes que me dá entusiasmo em ver é o da múmia. :D
    O último filme da múmia que vi foi no dia do meu aniversário, não tenho a certeza do nome mas penso que terá sido a “Múmia 3”. Foi muito divertido, porque eu fazia cada cara e de vez em quando, dava cada salto. :D

    O meu texto não está nada de especial, mas esforcei-me. Não sei se era isto o pretendido, mas como ninguém tinha feito nada, resolvi fazer! :)

    Deixo-vos aqui uma imagem de uma múmia, não se assustem. :D

  22. vanessa94 said

    Olhem eu resolvi fazer o que os dinamizadores pediram.
    Estando bem ou mal, foi o que pediram.

    :S

  23. vanessa94 said

    Estava agora aqui a ver, olhem a múmia do faraó Tutancâmon.
    Acho que ainda se lembram deste faraó, demos no 7ºano, pelo nome devem se lembrar. :D


    :D

  24. Anónimo said

    Sim Vanessa, lembro-me. Fui o teatro que escrevi. O Alcino era ele e eu era a esposa dele muito mas muito “queque”. Não tenho a certeza, mas acho que está mal escrito “tutancâmon”, penso que não leva assento circunflexo e é com “k”.

    Preferia pôr aqui o meu T.P.C. porque é sobre um tema diferente e que acho que poucas pessoas se vão lembrar!

  25. mariana16 said

    o anónimo sou eu! Desculpem :)

  26. Márcia Daniela said

    Este grupo está a colocar aqui posts interessantes, mas têm de nos orientar, pois já colocamos aqui várias perguntas e nada de respostas :(

  27. Rute24 said

    Turma desculpem por tudo…mas o nosso grupo não tem muitas possibilidades de vir aqui :( ; mas aqui vão as respostas: O post das fichas de Leitura ja foi colocado e foi pelo professor (é aquele post em que muita gente diz que parece a ministra da educação,não anda lá a prestar muita atenção…e acho que as fichas de leitura deveram ser aí colocadas)penso eu; enquanto ao que é pedido para fazerem neste post é que escolham um dos temas que proposemos e elaboram um texto de opinião(se tiverem dúvidas consultem a ficha que o professor deu numa aula);e é só isso que o nosso grupo vos pede…e sim os textos de opinião que foram para casa e não foram corrigidos também podem ser aqui colocados…espero que vos tenha ajudado.
    Fiquem bem!!! :)  

  28. elsapinto said

    Grupo, já percebi :D eu primeiro vou fazer numa folha e assim para me organizar e depois coloco aqui o meu trabalho :D

  29. Ritakau said

    Ok Grupo!
    Vou então colocar aqui o meu texto de opinião.

  30. Andreia Fileno said

    Eu lembro-me disso, Vanessa.
    Fiz parte do grupo com esse faraó. ;)

  31. Andreia Fileno said

    Muito bem, sendo assim, vou organizar-me e depois verei como será o meu trabalho. :D

  32. Márcia Daniela said

    Já coloquei aqui o meu texto de opinião, mas era dos trabalhos de casa, logo irei pôr aqui no blog o outro! :)

  33. mariana16 said

    Obrigada pelo esclarecimento. Irei cá colocar o meu trabalho de casa assim que poder.

  34. mariana16 said

    Então aqui vai o meu T.P.C.:

    “A construção do TGV” por Mariana Castro

    Os locais de passagem do TGV foram traçados e dividiu muitas terras. A população reclama mas o Estado diz que é um bom investimento e que é bom para o desenvolvimento do país. Quando a senhora Ministra Manuela Ferreira Leite era Ministra das Finanças, apoiava esta causa mas não avançou com nada, actualmente, é contra a construção. Por que será? Haverá algum motivo? O facto é que quando Manuela Ferreira leite era Ministra das Finanças o país não estava em crise (comparando com a situação económica actual) e, talvez, em melhores condições de investir milhões de euros neste projecto.
    Reflectindo na construção do TGV, apenas irá ter valor para o desenvolvimento do país pois, se formos a observar melhor não irá necessitar de tanta mão-de-obra como na construção das 10 barragens. Por este facto pergunto: porque não colocar em prática primeiro o projecto das barragens? Penso que primeiro está a situação económica do país porque sem dinheiro não há desenvolvimento. Perante isto coloco uma nova pergunta: terá o estado dinheiro suficiente para a construção destes dois projectos? Será que a União Europeia irá emprestar mais dinheiro a Portugal? Caso empreste terá que haver uma grande fonte de rendimento para que o possamos pagar.
    Dada a minha opinião, peço ao Sr. Ministro das Finanças para que adiem este caso e coloquem em prática o projecto das barragens.

    in “As Letras do 9ºD”
    11-04-2009

  35. Márcia Daniela said

    Aqui vai o meu trabalho que é pedido neste post:

    O meu filme favorito é “O Segredo de Terabítia” , que até deu na sic no dia 10 de Abril. É um filme que fala de uma grande amizade entre Jesse Arons e Leslie Burke. Gostei deste filme porque retrata muito bem os problemas que muitos adolescentes têm na escola, ao terem de enfrentar aqueles alunos que pensam ser os maiores ( têm a mania da importância), os problemas em casa, com a família e o mais bonito deste filme é mesmo a amizade de Jesse e Leslie. Fala também no que causa a violência dos alunos, neste caso teria sido os problemas familiares. Acho que para um filme ter o minimo de interesse tem de ter acção, fantasia e claro uma moralidade. A moralidade deste filme é que ao fecharmos os olhos e abrirmos a nossa alma podemos ter tudo o que a nossa imaginação nos conceder.

    Espero que tenham gostado! :)

  36. elsapinto said

    Aqui vai o meu trabalho de casa que acho que não está muito correcto e pedia ao professor que depois me dissesse alguma coisa sff :|

    Opinião, por Elsa Pinto, Neurologista

    Eutanásia:

    Há um aumento da eutanásiam o que a CMAS considerou um aumento das doenças sem cura que irá provucar tal acção. Hoje em dia, as famílias não sabem se devem contribuir para o aumentou ou diminuição desta.
    Nesta situação estou plenamente de acordo, pois, um dos culpados serão os médicos , a política ou a tecnologia não estará avançada para travar tal decisão do doente? Nós, médicos temos o direito de antecipar ou permitir a antecipação da morte de um paciente, desde que autorizados, no sentido de proporcionar-lhe uma “boa morte”. A política afirma que é um princípio de justiça e eu concordo.
    Voltando ao início, acho muito complicado, triste e frustrante alguém que sempre sorriu na vida e não tem força para viver mais, com tanto sofrimento mesmo que sorria. Eu pessoalmente fico assim, até ao saber que um familiar no meio de muitos não permita a execução da Eutanásia.
    Bem , seja como for, irei estar a favor da Eutanásia e elogiar quem se sabe p^r no lugar de quem sofre a viver.

    [ espero que esteja correcto, algo errado, digam-me pf e se puder ainda meto aqui outro trabalho sobre o meu filme preferido ]

  37. Ritakau said

    Queria mesmo muito por aqui o meu texto d eopinião que foi para casa, mas perdi-o. Estava feito numa folha solta, foi um momento de inspiração :s

    Se o encontrar ponho-o aqui, mas entretanto vou fazer outro, sobre o tema que o grupo prôpos, e coloco aqui !

  38. vanessa94 said

    Márcia, eu também vi esse filme.
    Também gostei bastante, a parte do filme mais triste foi quando a Leslie morreu, mas Jesse conseguiu dar a volta por cima, “agarrando-se” à segunda irmã mais nova!
    A parte do fim também estava muito gira.
    :)

  39. dianacatarina said

    Bem, o meu filme favorito talvez seja o ” Pearl Harbour”, o fime que vimos na aula de história com a professora Cristina Bruxado,pois achei um filme bastante chocante. Também gosto muito do fime “Pianista”. Fiquem bem.

  40. mariana16 said

    Márcia, já vi esse filme e de facto é bastante giro e emocionante. Também gosto muito do filme da Diana Catarina, falo de “Pearl Harbour” porque ainda não vi o “Pianista”.

  41. Ritakau said

    ” O Pianista” é sem dúvida um óptimo filme :D
    Vi alguns excertos do filme que a Márcia falou.
    Acho que tinha uma boa história :D

  42. Dianacorreia said

    Eu também vi esse filme Márcia.
    E gostei muito do desenvolvimento (a meio do filme);)

    A Leslie e que podia não ter morrido!! não gostei muito dessa parte :(
    Mas gostei muito do fim ! :D

  43. elsapinto said

    Um dos filmes que mais gosto é o step up 2 que é um filme sobre dança e retrata o dia-a-dia numa escola.
    O filme motra que muitas das vezes os professores não dão oportunidades aos alunos para estes mostrarem os seus talentos, as suas capacidades, e só os testam com actividades que os professores lhes fazem. Os alunos começam a ficar cansados e durante os intervalos dançam e inventam coreografias com história e moralidade. A personagem principal tem um sonho, que é ser bailarina, e é uma menina rica, mas o director não gosta do trabalho dela. Neste filme há dois grupos sociais. Os que dançam em academias e os que dançam na rua. Por fim, a menina rica apaixona-se por um rapaz que dança na rua, junta-se a eles e fazem uma coreografia para ser apresentada na rua que por sinal o director da escola vê e aí os achas excelenetes profissionais.

    Fiz um resumo muito muito breve, mas espero que gostem :D

  44. Andreia Fileno said

    Esse filme eu conheço, Elsa e, também gosto muito. :D

  45. elsapinto said

    Conheces? :D Há o step up 1 e o 2 :D

  46. Pricunha said

    Olá
    Peço desculpa por não ter aparecido aqui durante algum tempo e, por isso, não sabia que era para fazer um texto de opinião. Assim que poder, passo para aqui!

    Beijinho

  47. Pricunha said

    Márcia, também me baseei na violência, não só escolar, para fazer o meu texto de opinião!
    ;)

  48. Andreia Fileno said

    Eu sei Elsa, e por acaso acho o 2 melhor que o 1. :D

  49. elsapinto said

    Não vi o 1 x) Mas pelo que me disseram, eu também gosto mais do 2 :D

  50. Andreia Fileno said

    Eu não me lembro do filme todo mas, lembro-me de partes do primeiro e do segundo e, gosto mais do segundo. :D

  51. Ritakau said

    Quem é este Sr. acima ?

  52. Andreia Fileno said

    Professor, não se esqueça do comentário nº51.
    Muito bonito, por acaso -.-‘

  53. leticia said

    Texto de opinião, por Letícia Nogueira, estudante.

    Os Cursos SEF

    Os cursos SEF foram criados Há relativamente pouco tempo, para formar jovens em diversas áreas profissionais, dando igualmente resposta às necessidades actuais do mercado de trabalho. Constituem uma alternativa ao percurso clássico do prosseguimento de estudos convencionais e procurar suprimir as lacunas que tais estudos apresentam no mundo laboral da actividade. Neste sentido, o Ministério da Educação tem investido milhares de euros na criação dos mesmos, aproveitando as instalações escolares já existentes, convertendo-as e apetrechando-as com os equipamentos necessários.
    Se, por um lado, a criação dos SEF contribuiu para a diminuir o abandono escolar, na medida em que recuperou alunos votados ao fracasso no percurso educativo convencional, por outro, tem relevado algumas falhas que têm levado ao descrédito dos mesmos. Isto devido à escolha inadequada dos programas curriculares, quer no que diz respeito às necessidades das empresas, quer parar os próprios alunos que se sentem enganados, já que, ao contrárioa do que lhes foi dito, tais programas não lhes dão competências suficientes para prosseguírem estudos de modo a ingressarem no ensino superior.
    Tendo em conta esta situação, talvez fosse conveniente estudar os casos, bem sucedidos, de outros países como a França, a Dinamarca e a Alemanha. Neste último caso, a existência de cursos profissionais, implementados há décadas, resulta de uma divisão tripartida dos estudos, com base no acontecimento das capacidades do aluno e simultaneamente, das reais necessidades do mercado de trabalho. Na minha opinião, tais casos devem ser adoptado à realidade do nosso país.

    Espero que gostem! ;-)

  54. José Ferreira said

    Letícia:
    Deixa-me fazer-te duas observações: (1) O que quer dizer Cursos SEF? Em nenhum momento do texto o referes, e eu não conheço esta sigla. Conheço Cursos de Educação e Formação (CEF), será isso? (2)Para uma aluna do 9ºAno, este texto de opinião está muito bem estruturado e escrito, com uma construção frásica e pontuação excelentes, um vocabulário diversificado e apropriado (como: convencionais, apetrechando-as, convencional)…..

Deixar uma resposta

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

